Você tem sede de quê?

A maior atração de uma cidade não são seus edifícios, pontes ou monumentos. A maior atração de uma cidade são seus moradores. Afinal, é para nos encontrar-nos que nos reunimos em cidades.

Quem deve ficar confortável ao circular pelas ruas são as pessoas, não os carros. É importante respeitar a escala humana na hora de desenhar uma cidade.

É o encontro, fortuito ou agendado, social ou profissional, obrigatório ou opcional, que dá vida, ritmo e sentido á rotina urbana. Ver e ouvir são as principais formas de contato social e também as que mais podem ser referenciadas pelo planejamento urbano.

Faço toda essa retórica para me transportar para a realidade do Maranhão e mais precisamente de Barra do Corda, onde temos tudo para sermos referência e no entanto, continuamos na lanterninha do desenvolvimento. O que afinal nos falta para alavancarmos e fazer nosso município deslanchar? Na Grécia antiga havia um espaço chamado parlatório onde os cidadãos comuns podiam externar suas opiniões e sugestões. Hoje temos os fóruns, onde se discutem políticas públicas, porque não utilizar mais esse recurso e passarmos a ouvir mais os nossos munícipes? Por que não aproximar mais o povo, do prefeito, não ouvir mais os seus verdadeiros anseios, saber de suas necessidades e junto com o povo governar?

Porque será que nossos homens públicos quando eleitos se afastam tanto do povo que os elegeu?

A população adoraria ser mais participativa, ser mais ouvida, poderia ajudar a construir uma cidade mais justa. Vamos organizar mutirões, gincanas, concursos. Vamos convidar os pais para fazerem trabalhos voluntários, nas escolas, nos hospitais, nas comunidades.

Fazendo isso formaríamos cidadãos co-autores do seu próprio desenvolvimento e tornaríamos as pessoas mais participativas.

Lembra daquela música? “A gente não quer só comida…..”  Os políticos precisam saber o que a gente realmente quer.

Pense nisso.

21/04/2015

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com