gov
Recife, capital brasileira da solidariedade – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 28 de agosto de 2015 - 11:43

Recife, capital brasileira da solidariedade

O recifense é solidário por natureza, notamos isso na espontaneidade e no sorrio largo, quando pedimos uma informação ou quando entramos no ônibus e todo e levantam para oferecer seu assento.

Recife hoje se tornou a capital da solidariedade com a plataforma Transforma Recife o debate nacional renasce com força.

O voluntariado, engajamento e ´práticas do bem estão voltando a se tornar tema de políticas públicas no Brasil. Dona Ruth Cardoso, esposa do ex-presidente Fernando Henrique, começou uma onda nos anos 90 que envolveu toda a sociedade.

Nos EUA, de cada 10 cidadãos, oito realizam trabalho social através do voluntariado. Quando estudamos esta cultura de solidariedade fica claro que existe todo um sistema para beneficiar os engajados. As universidades priorizam alunos que têm boas notas, praticam esportes e exercem papel social na comunidade onde vivem.

No Recife através da plataforma Transforma Recife, o programa se consolida como política pública mediante o currículo social (para quem busca emprego) e o currículo de horas extra-curriculares (para quem busca graduação). O empresariado e o universitário aderem ao trabalho voluntário como diferencial de mercado e de graduação.

Temos que olhar o trabalho voluntario não apenas como um sentimento que faz bem a quem faz o bem, mas por ser uma grande força-tarefa de serviços e cidadania através de uma população apaixonada por uma causa. A tendência é que parte do papel do e Estado eja substituído ou ele se torne parceiro de organizações sociais bem mais capacitadas e com maior censo de missão do que os órgãos públicos.

Vivemo hoje uma crise de valores, mas, iniciativas como o Transforma Recife são capazes de resgatar princípios que podem transformar um DNA de uma cidade inteira, de um estado, de um País. Transforma Brasil.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor ou contra a proposta de Reforma da Previdência?

  • A Favor (50%, 5 Votos)
  • Contra (50%, 5 Votos)

Total de votantes: 10

Carregando ... Carregando ...

Facebook

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com