Os jovens e as eleições

A cada eleição, está caindo o número de jovens entre 16 e 18 anos que optam por tirar seus títulos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve uma redução de 7,58 nessa faixa etária, que passou de 880.185 para 813.598 jovens entre os censos de 2000 a 2010. Mas a queda nem de longe foi tão drática como os dados eleitorais demonstram. Ou seja: os jovens estão sim, deixando para tirar seus títulos apenas quando eles se tornam obrigatórios.

A verdade é que neste momento ninguém se sente estimulado a participar da política. É como se o sistema utilizasse uma linguagem analógica e a realidade já estivesse em linguagem digital. Há um grave problema de comunicação, uma crise de representação muito grande. Estes dados não simplificam, necessariamente, desinteresse por parte do eleitorado jovem. Pelo contrário. Estudos recentes indicam que o jovem participa politicamente, porém não se sente atraído pelos meios tradicionais de participação. Não se trata de apatia, e sim de ceticismo diante de formas tradicionais de participação e representação.

Uma das principais características da juventude é a exigência da radicalidade. Os jovens exigem autenticidade, não querem meio termo. Só que na atual geração política é difícil achar  quem ofereça essa oferta de uma proposta nova, que empolgue. Claro que o andamento da política brasileira contribui para o comportamento dos adolescentes, mas eles enxergam o processo de uma forma própria e cabe a nós explicar e valorizar o que é o sistema eleitoral. O sistema precisa estar se renovando sempre e provocando a sociedade, especialmente os eleitores do futuro.

O desinteresse é natural, porque as pessoas estão sendo levadas não a escolher o melhor candidato e sim, o menos pior.

Os jovens estão pouco articulados porque a política não tem se mostrado o que a juventude gostaria.

                                                                Pense Nisso

                                                                13/09/2015

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com