Operação Lava Jato – Entenda o Caso

O nome do caso, “Lava Jato”, decorre do uso de uma rede de postos de combustíveis e lava a jato de automóveis para movimentar recursos ilícitos pertencentes a uma das organizações criminosas inicialmente investigadas. Embora a investigação tenha avançado para outras organizações criminosas, o nome inicial se consagrou.

A operação Lava Jato é a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já teve. Estima-se que o volume de recursos desviados dos cofres da Petrobras, maior estatal do país, esteja na casa de bilhões de reais. Soma-se a isso a expressão econômica e política dos suspeitos de participar do esquema de corrupção que envolve a companhia.
Veja a representação gráfica do esquema:

As investigações continuam tanto na 1ª instância quanto no Supremo Tribunal Federal. 

OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS

Por: Elizete Delgado

A Operação Mãos Limpas é uma investigação destinada a desvendar a engrenagem de corrupção entre políticos e empresários.

O PODER Judiciário sozinho não conseguirá mudar o sistema. Uma transformação significativa necessita de uma profunda reforma política paralela ás investigações policiais e as decisões judiciais. A renovação da classe política não significa necessariamente uma renovação das práticas.

No Brasil, os empresários estão sendo condenados antes dos políticos. A corrupção precisa ser vista como um crime de mão dupla, em que há o corruptor e o corrompido. Os empresários no Brasil foram tratados como vítimas, para que eles colaborassem com a operação e assim se pudesse chegar aos políticos.

“A repressão de criminosos tem o efeito provocado pela ação de um predador: melhora as habilidades da presa.”

Juiz: Piercamillo Davigo
O cenário pós-mãos limpas estimulou os corruptos a se sofisticarem e evoluírem em sua habilidade de corromper o sistema. As propinas deixaram de ser divididas por meio de partidos, para ser distribuídas de forma muito mais individualizada, de empresários para políticos. Esse fator, aliado a não implementação de uma série de medidas necessárias, fez com que só pegassem apenas as presas mais lentas e deixassem livres as que correm mais rápido.

No Brasil existe o risco de que depois de uma eventual mudança de governo, partidos ou pessoas investigadas cheguem ao poder.

Para que as investigações não sejam interrompidas é importante que o judiciário mantenha sua Independência em relação ao político e que a opinião pública se  mobilize caso o grupo político que por ventura venha a assumir o governo tente passar leis com o intuito de enfraquecer a atuação dos investigadores. Mas isso não significa que o judiciário deva desprezar o apoio político ao seu trabalho.

A atenção pública é normalmente curta. Para mantê-la, deve haver a percepção da esperança. As pessoas precisam acreditar que algo pode mudar. Caso contrário, tende a se distanciar do assunto e a se tornar mais cínicas.

No Brasil tem um legado que o povo defende: Reformas sociais realizadas pelos governos petistas.

A prática da corrupção não é fácil. As pessoas que se envolvem com esse tipo de crime não querem se considerar criminosas, são indivíduos que fazem parte de uma elite econômica ou política. E que por isso, têm uma necessidade de “legitimar” a prática da corrupção. Isso começa pelos nomes que dão as coisas. Não diz propina mais “doação”. As pessoas que eles compram não são indivíduos corrompidos, mais seus “amigos”. Muitos chegam a dizer que é preciso honestidade. O que eles queriam dizer com “desonestos” é que os políticos não mantiveram a palavra.

O juiz Sérgio Moro não pode deixar que se crie uma imagem de que é um juiz partidário. É importante que todos os partidos brasileiros sejam investigados, se houver indícios de corrupção contra eles, e que Moro passe com transparência essa mensagem a população.

Pense Nisso. 07/04/2016

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com