Descobrindo Jovens Empreendedores e Inovadores

O grande desafio de trabalhar jovens que estão fora do mercado de trabalho é enorme! Apesar de terem realizado vários cursos de iniciação e profissionalizantes, técnicos e até cursos de nível superior não conseguem na maioria das vezes o tão almejado emprego.

Todos nós sabemos que a educação, um dos motores que mais contribuem para o crescimento econômico do País, deveria preparar o indivíduo para as mudanças no mercado de trabalho. Infelizmente, a escola, sistema formal de educação, ainda continua utilizando técnicas e procedimentos antigos e ineficazes, formando empregados, para um mundo onde empregos estão em permanente transformação.

O nosso desafio como facilitadora do curso Descobrindo Jovens Empreendedores e Inovadores, é levar inicialmente á 50 jovens de Barra do Corda a Educação Empreendedora e Inovadora, apresentada como uma metodologia alternativa, uma vez que tem como objetivo expor os alunos a experiências empreendedoras, em situações e ambientes propícios, desenvolvendo um conjunto de competências econômicas (forma material de sobrevivência) e competências sociais (forma qualitativa de vida), aumentando, conseqüentemente, as possibilidades de integração no município e lhe dando acesso a conhecimentos e oportunidades de trabalho no Século XXI.

As bases para uma educação inovadora são: O conhecimento integrador e inovador; O desenvolvimento da auto-estima/autoconhecimento; A formação do aluno-empreendedor; A construção do aluno-cidadão. São pilares que, com apoio das tecnologias, poderão tornar o processo de ensino-aprendizagem muito mais flexível, integrado, empreendedor e inovador.

O aluno brasileiro sai da escola á procura de um bom emprego, enquanto o norte-americano busca um bom negócio. É isso que precisamos e que vamos mudar.

É preciso que nossos jovens sejam proativos e agentes de mudança e que não fique esperando que apareçam oportunidades. Essa atitude reflete no profissional que ele se tornará no futuro.

“A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa-espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade.”

                                     DELORES, 1998, p. 99

A aprendizagem precisa ser ativa, focada na experiência, em projetos, em soluções de problemas, em criar situações novas. Não tem mais sentido focar as aulas só no conteúdo teórico, na memorização, na competição.

O conhecimento acontece, quando faz sentido, quando é experimentado, quando pode ser aplicado de alguma forma ou em algum momento. O conhecimento constrói-se de constantes desafios, de atividades significativas, que excitam a curiosidade, a imaginação, á criatividade.

O curso Descobrindo Jovens Empreendedores Inovadores, terá a participação de 50 jovens que durante 15 dias/60 horas, aprenderão sobre Empreendedorismo Inovador. Irão elaborar seu plano de carreira, serão trabalhados 10 empreendimentos inovadores através de grupos de trabalhos com equipes de cinco integrantes cada um. Irão também elaborar um plano de negócio para sua empresa e um projeto social onde atuarão na comunidade, conhecendo os problemas encontrando soluções e agindo para junto com a comunidade resolvê-los.

Os 50 jovens serão acompanhados durante nove meses (uma gestação), onde deverão criar situações de auto-sustentabilidade e possam gerenciar seu próprio negócio dentro da modalidades que lhe foram apresentadas.

O aluno poderá ser encaminhado para estágio se assim o desejar, também serão oferecidos cursos através do SENAR, receberão orientação para abrir uma conta bancária e/ou legalizar sua empresa através do MEI (Microenpreendedor Individual).

Cada aluno fará um investimento de R$: 50,00 que será utilizado nas despesas com material,instalações entre outros.

Neste curso contaremos com o apoio de 10m empresas-anjo, que contribuirão com palestras, campo de estágio e oportunidades de negócios, entre outros.

A procura pelo curso está grande, pretendemos iniciar o treinamento no dia dez de junho, no hotel, Amazônia, no horário da noite.

Já tivemos oportunidade de realizar um trabalho parecido com esse, quando capacitamos através da Federação das Indústrias/IEL, três turmas de quarenta alunos cada uma, em São Luis, Imperatriz, Barra do Corda e no povoado Barro Branco/BC, o resultado foi excelente.

Para nós será um grande desafio, este projeto é muito mais completo e eu acredito que servirá para apontar caminhos para a empregabilidade no nosso município.

Pense nisso e junte-se a nós.

Barra do Corda, 04 de junho de 2015.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com