gov
As redes sociais e a política – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 1 de setembro de 2016 - 13:14

As redes sociais e a política

A política e o governo dois sistemas paquidérmicos, vão acabar atropelados por uma sociedade conectada que aprendeu a brigar por mudanças.

A população está sensível a falta de transparência e a falta de confiança dos políticos, nas instituições e na capacidade do Estado de fazer aquilo que diz que vai fazer. Falta transparência às políticas públicas. Um fato novo é que a sociedade civil alcançou a condição de protagonista neste século. Com informação circulando em tempo real, não dá mais para esperar o ciclo de quatro anos que separa uma eleição de outra para ouvir o eleitor.

É importante que os políticos se atualizem e façam suas campanhas  com a percepção que vivemos num mundo em rápida transformação, com novos atores e canais.

As redes na política do século XXI

As redes sociais precisam ser auscultas em tempo real para calibrar as iniciativas dos governos. Significa que o Facebook ou o Twitter precisam ser utilizados para que se obtenha um termômetro atualizado, até diário, dos acontecimentos. Isso é vital para um processo político moderno.

O papel do Lava-Jato nas redes sociais vem dando outra magnitude às notícias. A Lava-Jato é unanimidade porque começou a atingir diferentes aspectos ideológicos. É na continuidade da operação que reside hoje à chance de resgate do próprio regime político.

A maior preocupação dos brasileiros no momento é o desemprego. Para os jovens essa é uma aflição particularmente aguda. O aumento da violência. A falta de expectativa sobre as ações do Estado leva o bandido a achar que está livre para fazer o que quer.

Os jovens nas redes sociais manifestam um forte desânimo em relação ao país. Essa geração cresceu em tempo de bonança e, agora, tem de reverter altas expectativas e conviver com a desesperança.

É preciso redefinir o Estado, fazendo uso de novas tecnologias e reduzindo as barreiras políticas e burocráticas em prol de um custo mais baixo. Melhorar a gestão traria grande alívio para as amarradas contas do governo federal.

A falta geral de transparência, é um grande nó para o avanço do país.

Pense Nisso

30/07/2016

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor do isolamento social em época do Coronavírus?

  • Sim (100%, 7 Votos)
  • Não (0%, 0 Votos)

Total de votantes: 7

Carregando ... Carregando ...

Facebook

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com