As Manifestações de 15 de Março de 2015

Políticos, ouçam, sejam humildes e compreendam de uma vez por todas: Vocês são empregados da nação e essas pessoas nas ruas pagam seus salários e vocês são servidores públicos cuja missão é SERVIR essas pessoas. Desde que eu nasci, incluindo o período da ditadura, o povo brasileiro sempre foi sacaneado, roubado, enganado, reprimido e manipulado pelos donos do poder, em todas as esferas, independente de seus partidos, que se enfrentam nas eleições e depois se entendem, se protegem e se unem.

O que podemos prever é que a depender da resposta do governo nos próximos dias, caso a presidente admita suas falhas e peça desculpas pelo descontrole e a corrupção, o povo ainda pode se unir. Caso o discurso continue sendo insultar a população, dizendo que a sua manifestação é um golpe, vejo que a tendência é que este que foi o maior protesto dos últimos tempos acabe se tornando o menor de uma série de outros que virão daqui prá frente.

O ex-presidente do supremo Joaquim Barbosa, assim se manifestou: “Num dia como o de hoje, achei um erro botar ministros de Estado para falar. O momento era para a chefe de Estado dirigir-se a nação. Cardoso insiste num erro deliberado e freqüente: O de insinuar que as iniciativas do Ministério Público Federal e da Polícia Federal são impulsionadas pelo governo”.

Trinta anos após o fim da ditadura militar o Brasil tem uma democracia imperfeita. Com a enorme corrupção no país, que atinge diversos partidos. As classes mais pobres não estão totalmente excluídas da democracia, pois podem votar e podem recorrer ao Ministério Público. Mas, por causa da desigualdade educacional, muitos não têm conhecimento de quais são seus direitos. A população tem pouco poder de monitorar e influenciar as decisões do governo. A questão é: como incorporar as pessoas nos seus direitos?

O confronto aberto está na raiz da democracia. O que ocorre no Brasil é que as decisões acabam sendo tomadas em “acordos de gabinete”, sem envolvimento da população. Hoje o debate público no Brasil é um lixo. É meramente formal, retórico, vazio.

Volto a bater na mesma tecla: Criticar é tão fácil, tomar atitude é não mais vender teu voto, estamos muito acostumados à arrumar culpados em tudo, esquecemos que o maior culpado em tudo isso somos nós, temos todo o poder, mas deixamos de exercer por comodismo, achando que não adianta fazer nada, é muito bonito essas passeatas, mas os mesmos que aqui estão, vem se candidatando e o povo vota de novo. Temos que parar para refletir que temos que mudar. São eles ou nós.

O problema é estrutural e antigo, a corrupção, volto a afirmar, está institucionalizada nesse país, não é só tirando uma presidente que irá resolver o problema da política brasileira. Precisamos de reforma política, precisamos afastar os “achacadores” do congresso, do senado. Precisamos de reforma política, fim da reeleição, fim do financiamento privado. Precisa ter participação, diálogo, rever a questão da lei fiscal, transparência e finalmente na mudança do ministério da educação, escolher uma pessoa boa para a educação, não uma pessoa desse ou daquele partido.

Finalizando, transporto a fórmula para o nosso município, onde a insatisfação é de mais de 80%, porque não se tomar também aqui em Barra do Corda, algumas medidas onde a população possa participar e opinar? Foram realizadas algumas mudanças no secretariado, mudanças bastante louváveis, esperamos e torcemos que sejam dadas a esses secretários condições e apoio para que possam atuar e desenvolver um trabalho que faça realmente a diferença.

Aproveito para dar as boas vindas a José Americano – Meio Ambiente e TURISMO, Benedito Terceiro e Goltran, parece-me que infra estrutura, torço para que o prefeito cerque-se de técnicos que faça com que nosso município deslanche.

E volto a afirmar: Não vamos desistir de Barra do Corda.

Barra do Corda, 19/03/2015.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com