gov
Sargento Amorim Garcia e o amor pelos Rios Corda e Mearim – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 7 de abril de 2020 - 16:44

Sargento Amorim Garcia e o amor pelos Rios Corda e Mearim

Contemplar a natureza sempre foi a paixão do Sargento Amorim Garcia. Nascido num lugarejo chamado Suspiro, “onde o rio faz uma curva e a saudade dói demais”, como gosta de brincar, aprendeu desde cedo a amar as matas, os rios e os animais.

               O amor pelos rios Corda e Mearim levou-o a recolher o lixo depositado nas águas e leitos, como uma verdadeira missão. 

             O site barradocorda.com conversou com esse maranhense de alma nobre, palavras fácil e defensor da natureza. 

barradocorda.com – Como começou seu amor pelos Rios Corda e Mearim?

Sgto. Amorim Garcia – Meu pai era pescador e me ensinou a respeitar a natureza e os frutos que ela oferta a todos. Mas eram os rios a minha fonte de inspiração. Nas límpidas águas, existiam uma ópera ecológica, grandes algazarras, sem par, das aracuãns, melancólicos pios de jaós e enorme cardumes. Todo esse cenário marcou minha vida.

barradocorda.com  – Você também foi pescador?

Sgto. Amorim Garcia – Sim. Meu pai me ensinou o ofício. Viver das águas do rio foi uma benção pra todos nós. Até que, em 1987, entrei para a Polícia Militar. Mas a nova profissão não me afastou de minha grande paixão.

barradocorda.com  – Os rios estão ameaçados?

Sgto. Amorim Garcia –  Com o tempo, aquele cenário de conto de fadas deu lugar à degradação das águas. Hoje, a especulação imobiliária, a ineficiência de gestores na coleta de lixo, que teima em descer rio abaixo, e a irresponsabilidade da população, que, caprichosamente, joga entulhos, são ameaças vis à vida do rio. 

São sacolas plásticas, garrafas pets, e material de toda natureza. ​

barradocorda.com – Da contemplação você passou para ação. Como você conseguiu aliar a PM e o recolhimento do lixo das águas dos rios?

Sgto. Amorim Garcia – Nos meus dias de folga, separo um bom tempo para limpar as águas dos rios. Cheguei a recolher três canoas lotadas, numa única vez. Que tristeza ver tanto desamor à natureza. ​

barradocorda.com – Outras pessoas ajudaram você nesse trabalho?

Sgto Amorim Garcia –  Lembro-me, com pesar, que, no início, algumas pessoas se dispuseram a me ajudar, mas, depois, em troca do trabalho voluntário queriam ser remuneradas. Nessa luta, fiquei sozinho, enquanto, a cada dia aumenta à quantidade de resíduos sólidos, principalmente, as sacolas plásticas, que são muito prejudiciais ao rio e peixes.

barradocorda.com – O amor aos rios rendeu reconhecimento do seu trabalho?

Sgto Amorim Garcia – Recebi homenagem da Câmara de Vereadores de Barra do Corda e convites para dar palestras nas escolas, na Semana do Meio Ambiente. Mas meu sonho é que a educação ambiental não se limite a um dia no calendário. Temos que ter essa consciência cidadã, todos os dias.

barradocorda.com – Você tem esperança de um futuro melhor para nossos rios?

Sgto Amorim Garcia – Estou sempre batendo em ferro frio, mas sou otimista e acredito que o amanhã será melhor. A esperança me faz levantar, todos os dias, com o desejo de ajudar nossos rios.

Veja abaixo algumas fotos registrando o quanto de lixo é retirado das margens dos rios Corda e Mearim.

O site barradocorda.com apoia esta ação cívica de proteção ao meio ambiente, faça sua parte, não jogue lixo nos rios.

Exibindo 2 comentários
Dê sua opinião
  1. Prazeres disse:

    O amigo estar de parabéns por essa grande matéria, pois é um grande desafio em pautar sobre os nossos rios que até então, eram intocáveis e sim apreciados como grandes fontes harmoniosas de nossa natureza, onde o ser humano à contemplava como dádivas de nosso grande Ser Supremo Deus pai de todas as criaturas do céu e da terra, no entanto, o capitalismo selvagem exige há cada ano,inloco o poder centrado entre Nações que ignoram à mãe natureza, e nada é tão mesquinho do que a fome pelo poder. Todavia, o que enriquece o homem, são atitudes e ações que prevalecem o bem comum de todas as pessoas, mesmo sabendo que o mal tenta sobreviver à ignorância à soberba do homem, que não quer perceber que a raça humana também faz parte de todo processo ecológico que pode ser reservado à natureza para que seja devolvido a sua posição de mãe tão magestosa mãe de todos os seres vivos dessa terra, que também é o nosso habitat natural. Parabéns ao amigo e irmão de farda Sgt PM Amorim pela dedicação incansável, bem como o seu exemplo de amar o próximo, pois, ao contemplar e se deixar à bailar pelo amor à natureza, vimos o exemplo de que podemos amar o nosso próximo, pois basta preservar e com isso, veremos nos finais de tardes, o quão é importante, termos a esperança que tão somente, nasce em nossas vidas pelos bons toques das mãos de Deus ao amanhecer do dia….

  2. Francisco Xavier disse:

    O Sargento Amorim é uma referência em Barra do Corda pelo trabalho consciente que desenvolve. Como pessoa e como profissional merece respeito pela determinação e perseverança na esperança de proteger os Rios Corda e Mearim que são verdadeiros tesouros.acredito que merece ser condecorado publicamente pela sua dedicação e voluntariedade. O amor que tem pela matureza, irradia positividade e realização. Parabéns meu amigo por esse grande trabalho!

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor do isolamento social em época do Coronavírus?

  • Sim (100%, 7 Votos)
  • Não (0%, 0 Votos)

Total de votantes: 7

Carregando ... Carregando ...

Facebook

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com