gov
PIX: Entenda como vai funcionar e o que é o pagamento instantâneo – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 14 de setembro de 2020 - 13:10

PIX: Entenda como vai funcionar e o que é o pagamento instantâneo

O PIX é o mais novo sistema de pagamento instantâneo o que deverá converter os envios das transferências mais rápidas, será possível realizar pagamentos instantâneos e também poderá ser feito através de um Código QR.

O Banco Central anunciou o PIX dia 19 de fevereiro de 2020, porém os pagamentos e transferências instantâneas só entrarão em vigor dia 20 de novembro. O cheque, DOC, boleto e TED já não fará parte do dia a dia dos brasileiros, a dúvida é Como irá funcionar PIX?

O que é o PIX?

O PIX é o pagamento instantâneo e transferências de dinheiro e que em funcionamento concede transações 24h por dia, incluindo fins de semana e feriados. Com esse novo método poderá ocorrer avanços no mercado financeiro do país.

Hoje em dia contamos com alguns tipos de métodos de pagamentos e transferências que já estão obsoletos, por exemplo, não tem sentido que uma transferência demore horas ou até mesmo dias para ser concluído.

Com o avanço da tecnologia hoje é possível realizar pagamentos através do celular, por exemplo, se você precisa pagar um boleto e não tem como ir ao banco é muito simples, basta você pegar o seu smartphone e realizar a transferência, o único inconveniente é que o pagamento desse boleto será concluído no prazo de 1 a 3 dias úteis.

Agora com o PIX o mesmo processo pode ser concluído na mesma hora em que é feito a transação.

Características do PIX

Segundo o Banco Central o PIX será composto por 6 características, são elas:

  1. Multiplicidade de casos de uso: possibilitará ao usuário realizar transações de qualquer valor, podendo ser entre empresas ou pessoas, em estabelecimentos virtuais ou físicos e também para impostos.
  1. Segurança
  2. Ambiente aberto
  3. Conveniência
  4. Disponibilidade
  5. Velocidade

Além disso o Banco Central ratificou que todas as instituições financeiras com mais de 500 mil contas ativas deverão fornecer PIX, já se for menor que 500 mil o PIX será opcional. Farão parte dessa contagem contas de pagamentos, contas correntes como por exemplo a NuConta do Nubank e também poupanças.

Pagamentos via Códigos QR

O PIX irá suportar dois tipos de QR Code, são eles:

  • Dinâmico: é possível incluir outros tipos de informações como identificação do recebedor, além de um código exclusivo para cada uma das transações.
  • Estático: Código único para diferentes transações, podendo trabalhar com valores que sejam específicos pelo pagador ou valores fixos.

Se você quer mais informações acesse o site podecomparar.com.br e veja o artigo completo sobre o PIX.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor do isolamento social em época do Coronavírus?

  • Sim (100%, 7 Votos)
  • Não (0%, 0 Votos)

Total de votantes: 7

Carregando ... Carregando ...

Facebook

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com