Pacientes dormem em fila para marcar exames no Hospital Universitário Presidente Dutra

Os pacientes que precisam marcar uma consulta ou exame no Hospital Universitário Presidente Dutra, em São Luís, estão enfrentando longas filas e até chegando ao local um dia antes para garantir a sua vaga. É que as senhas que deveriam ser distribuídas nesta segunda-feira (7) já tinham acabado neste domingo (6).

A aposentada Maria Rodrigues chegou às três da manhã e segunda ela as senhas já tinham acabado. “Não tem mais porque diz que é segunda-feira. Hoje é segunda-feira e eles marcaram ontem. Então marcaram domingo. Isso não pode acontecer. Isso é um absurdo”, desabafou a aposentada.

Segundo os pacientes, são distribuídas por dia 100 senhas que são divididas igualmente para o atendimento prioritário e atendimento normal. Mas como a demanda é considerada alta no local não existe vaga para todos, e quem precisa ser atendido com urgência nem sempre consegue entrar no hospital.

Como é caso da comerciante Almerinda Baltazar. Ela diz que a sua mãe é idosa e não conseguiu senha. “Eu vim quarta-feira e disseram que hoje iriam distribuir senha e ficha. Enfim, eu cheguei aqui umas 06h30min e disseram que já distribuíram a senha. Distribuíram ontem. Eles dão uma informação errada para um idoso”, revelou.

A autônoma Francinete de Sousa faz tratamento renal no Hospital Universitário. Ela conta que já está até acostumada a dormir em filas para poder garantir a sua vaga. O exame dela foi marcado para a próxima semana. “Faço acompanhamento aqui desde 2011. Todas as vezes tem que dormir”.

Após a consulta os pacientes enfrentam outra barreira: conseguir marcar os exames. A maioria dos pacientes que são atendidos no Hospital Universitário já tentou conseguir uma senha pelo menos três vezes, e já teve até pessoas que acabaram passando mal. A também aposentada Judite Fonseca conta que foi socorrida às pressas porque ela teve uma queda de pressão.

“Eu passei mal porque minha pressão é baixa. Ela oscila. Ela baixou e eu passei mal. Eu cheguei aqui quatro horas da manhã e não tinha mais senha nenhuma. Deram a senha ontem. O guarda deu a senha ontem porque eles disseram que era sete e deram a senha dia seis. Aí quando chegamos já estava todo mundo dentro. Cheio de gente já”, finalizou.

Sobre as reclamações dos pacientes que procuram atendimento, o Hospital Universitário Presidente Dutra disse por meio de nota que o setor de coleta para exames laboratoriais reabriu para atendimento externo nesta segunda-feira, sendo distribuídas 150 senhas para pacientes que já tiveram o primeiro atendimento no hospital. O hospital informou ainda que a oferta deverá aumentar gradativamente até o funcionamento pleno do setor.

Fonte: G1 MA, com informações da TV Mirante

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com