Renan culpa Temer por crise no PMDB e na base

BRASÍLIA — O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), culpou o presidente nacional do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer, pela crise interna do partido e pelos problemas na coalizão. Visivelmente irritado, Renan disse que é um erro o PMDB se reunir para proibir novas filiações e citou o ex-líder do partido Ulysses Guimarães, ao afirmar que ele deveria estar “tremendo na cova” com uma atitude dessas.

— Fazer reunião para proibir (filiações)? Um partido democrático, que não tem dono, que se caracteriza por isso, fazer reunião para proibir a entrada de deputado é um retrocesso que deve estar fazendo o doutor Ulysses tremer na cova. O presidente Michel é o presidente do partido. Se alguém tem responsabilidade com relação a isso, é o presidente Michel — disse Renan.

Renan disse que o PMDB, quando assumiu a coordenação política do governo, só se preocupou com a nomeação de pessoas, com cargos.

— Acho que o PMDB tem muita culpa. Quando foi chamado para coordenar o processo político, do governo, da coalizão, o PMDB se preocupou apenas com o RH. Eu adverti sobre isso na oportunidade. O PMDB perdeu a oportunidade de qualificar sua participação no governo. O governo tem culpa mas o PMDB também tem muita culpa com o que está acontecendo — disse Renan.

O governo e o ex-líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani, são acusados por aliados de Temer de tentar filiar novos deputados ao partido. O objetivo seria conseguir apoio suficiente para restituir a liderança de Picciani e indicar parlamentares pró-governo à Comissão do Impeachment.

O partido se reuniu nesta quarta-feira a pedido do líder do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Quintão (MG), e decidiu impedir novas filiações.

HORROR E RETROCESSO

Horas depois, Renan Calheiros (PMDB-AL) atacou Temer pela segunda vez no dia. Ele disse que o vice tem responsabibilidade na divisão do PMDB e questionou a quem interessa essa divisão, num sinal de descontentamento com a preponderância do PMDB da Câmara no jogo interno. Ele clasificou de “horror e retrocesso” a decisão da Executiva de colocar “uma tranca na porta” do partido.

Em mais uma crítica direta a Temer, Renan disse que a carta vo vice-presidente endereçada à presidente Dilma Rousseff há alguns dias não demonstrava preocupação com o país.

— Aquela carta do presidente Michel, que muitos criticaram, acho que a maior crítica que cabe à carta, é que em nenhum momento ela demonstra preocupação com o Brasil. E é esse o papel do PMDB.

Ele disse que Temer sabe de sua posição. Renan estava ao lado do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), que também criticou a medida.

— Na nossa juventude, convivíamos com essa coisa do centralismo democrático. O PMDB ressuscitar, a essa altura do campeonato, o centralismo democrático para barrar deputado, isso é um horror, um retrocesso. Quando foi chamado a coordenar politicamente o governo. o PMDB só queria saber de cargos, planilhas, 200 cargos, 100 cargos. Ou seja, o PMDB minimizou no governo seu próprio papel.E agora, com essa decisão da Executiva de querer botar uma tranca na porta de um partido democrático e sem dono, isso é um retrocesso, um horror — disse Renan, várias vezes.

Renan disse que cabe a Temer, como presidente do partido, unificar a sigla.

— A Executiva está barrando o crescimento do próprio PMDB, em benefício de alguém e não sei de quem.Não quero analisar quem tem força no PMDB ou quem não tem. Só quero lembrar da responsabilidade do presidente do partido. É ao presidente do partido que cabe construir a unidade partidária. Não é difícil isso. A quem serve a divisão do PMDB? Dividir o PMDB para quê? Então, o presidente tem responsabilidade por essa divisão — disse ele.

Num recado ao presidente da Câmara, deputad Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Renan disse que o PMDB é tão democrático que em seu Estatuto está claro que “qualquer pessoa só sai com decisão transitada em julgado”.

Fonte: CRISTIANE JUNGBLUT do site http://oglobo.globo.com/

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com