Para Lula, Dilma ‘arrumou’ articulação ao nomear Wagner para Casa Civil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou que a presidente Dilma Rousseff “arrumou” a articulação política do governo ao nomear o ex-governador da Bahia Jaques Wagner como ministro-chefe da Casa Civil.

A declaração do petista foi divulgada na quinta-feira (29) pelo do PC do B em vídeo na página da legenda no YouTube. Lula participou de almoço com parlamentares do partido em Brasília.

A troca no comando da pasta ocorreu no início deste mês, em meio ao anúncio, pela presidente Dilma, da reforma ministerial. Ela deslocou o então chefe da pasta, Aloizio Mercadante, para o Ministério da Educação e nomeou Jaques Wagner, à época ministro da Defesa, para a Casa Civil.

“Teoricamente, a Dilma tem uma maioria no Congresso Nacional, tanto na Câmara como no Senado, e eu acho que o governo, agora, arrumou sua articulação política com a vinda do companheiro Jaques Wagner para ministro na Casa Civil que, me parece, deu um alento muito grande dentro do Congresso Nacional”, disse o ex-presidente, ressaltando que Mercadante fará “extraordinário trabalho” no MEC.

Homem de confiança de Lula, Jaques Wagner teve seu nome defendido pelo ex-presidente para a Casa Civil em pelo menos duas oportunidades neste ano em razão de turbulências na relação entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.

Conhecido pelo perfil conciliador, Wagner atuou como um dos coordenadores da campanha da presidente Dilma à reeleição no ano passado e integra a coordenação política do governo, grupo que se reúne semanalmente no Palácio do Planalto com Dilma para avaliar o cenário político e estratégias a serem adotadas.

Reunião do PT
Lula esteve em Brasília nesta quinta para participar de reunião do diretório nacional do PT. No encontro, ele discursou por mais de uma hora e, entre outros pontos, defendeu a aprovação das medidas de ajuste fiscal propostas pelo governo ao Congresso Nacional; avaliou que a mudança de discurso da presidente Dilma intensificou a crise política; e disse que sobreviverá a três anos de “pancadaria“.

Fonte: Filipe Matoso Do G1, em Brasília

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com