Para líder do governo no Senado, Lula sai fortalecido com reforma

Após a presidente Dilma Rousseff anunciar a reforma ministerial, com eliminação de 8 das 39 pastas, o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), avaliou nesta sexta-feira (2), em entrevista ao G1, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu fortalecido com as mudanças no primeiro escalão do governo.

Ao dar início ao segundo mandato, em janeiro deste ano, Dilma escolheu para integrar o núcleo palaciano os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Pepe Vargas (Relações Institucionais), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral) e Thomas Traumann (Comunicação Social) – todos de confiança da presidente.

Com as mudanças anunciadas nesta sexta e o novo desenho da Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Planalto passou a ser composto por Jaques Wagner (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Edinho Silva (Comunicação Social) – todos eles homens da confiança de Lula.

Questionado sobre se o ex-presidente saiu fortalecido com os anúncios, Delcídio do Amaral respondeu que “sim”. “Acho que esta reforma é uma reforma que o presidente Lula, esses nomes, ele já vinha defendendo [Wagner, Berzoini e Edinho] desde o fim do ano passado. Hoje [com o anúncio], a gente consolida nomes importantes e que, sem dúvida nenhuma, vão ajudar muito a presidente Dilma”, declarou o senador.

Além de passarem a ocupar os ministérios com gabinete no Palácio do Planalto, Jaques Wagner, Ricardo Berzoini e Edinho Silva compõem a coordenação política do governo e fazem parte do quadro de conselheiros da presidente Dilma Rousseff.

Nas últimas semanas, eles se reuniram com Dilma diariamente para definir com ela e dirigentes partidários as mudanças que foram anunciadas nesta sexta. Nos últimos dias, eles chegaram a ser escalados, ao lado do assessor especial da presidente Giles Azevedo, para articular os últimos detalhes das trocas.

* Colaborou Alexandro Martello, do G1, em Brasília

Novos ministros - reforma ministerial de Dilma - 2º mandato - VALE ESTE (Foto: Arte/G1)
Fonte: Filipe Matoso, Laís Alegretti e Nathalia Passarinho  *Do G1, em Brasília
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com