Índios protestam na Câmara contra PEC que altera demarcação de terras

Indígenas criticam texto que dá ao Legislativo poder para demarcar reservas.
Ato foi realizado no plenário da Casa durante homenagem ao Dia do Índio.

Dezenas de indígenas dançaram e cantaram nesta quinta-feira (16) no plenário da Câmara dos Deputados para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera as regras para demarcação de terras indígenas. O ato foi realizado durante sessão solene que homenageava o Dia do Índio, que será celebrado no dia 19.

O alvo da manifestação é a PEC 215, que tramita na Câmara. A proposta retira do governo federal a autonomia para demarcar terras indígenas, de quilombolas e zonas de conservação ambiental. Pelo texto, caberá ao Congresso Nacional aprovar eventuais propostas de demarcação enviadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Atualmente, o Ministério da Justiça edita decretos de demarcação a partir de estudos feitos pela Funai.

Na abertura da solenidade, a representante dos povos indígenas no Brasil, Sonia Guajajara, entregou camisetas do protesto a parlamentares que participavam da sessão solene. Durante a distribuição, os índios pediram que a ex-senadora Marina Silva, que estava prestigiando a solenidade, também vestisse a camisa.

“Que todos possam vestir essa camisa, dizendo não à PEC 215”, destacou Sonia Guajajara.

“Não podemos permitir que o seu interesse próprio seja maior que o respeito à população, aos povos originários desse país. Chamamos os parlamentares dessa Casa à responsabilidade de assegurar e garantir os nossos direitos em respeito à memória dos nossos ancestrais”, complementou a representante dos índios.

Fonte: G1, em Brasília

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com