Câmara indica advogado de Cunha para o CNMP

Em guerra declarada com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), emplacou um de seus advogados no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), colegiado presidido por Janot e que tem como principal atribuição fazer o controle interno do Ministério Público.

Indicado por Cunha, Gustavo do Vale Rocha teve o seu nome aprovado pelo plenário da Câmara por 276 votos a 26. Foram registradas 26 abstenções. Advogado do PMDB, Gustavo defendeu o deputado no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso tenha sua indicação confirmada pelo Senado, ocupará o lugar de Luiz Moreira, cujo mandato terminou no último dia 2.

Mestre em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub), Gustavo é especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e professor universitário.

Criado na reforma do Judiciário, em 2004, o Conselho Nacional do Ministério Público funciona como órgão de controle interno. Uma de suas principais atribuições é fiscalizar a conduta de procuradores e promotores.

Embora não controle a atividade-fim do MP, faz a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, administrativa e disciplinar do Ministério Público. Nos últimos anos, o CNMP teve forte atuação na campanha contra a proposta de emenda à Constituição (PEC 37) que pretendia retirar o poder de investigação do MP. A Câmara tem direito a indicar um dos integrantes do colegiado, que é composto por 14 membros.

Desde que teve seu nome incluído na lista dos políticos investigados no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a suspeita de ter recebido propina do esquema de corrupção desvendado pela Operação Lava Jato, Cunha não tem poupado o procurador-geral da República, que também conduz o CNMP. “Estou em guerra aberta com o Janot. Vamos ver até que nível ele vai”, declarou o peemedebista em entrevista ao jornal O Globo, publicada no último dia 29.

Fonte:  CONGRESSO EM FOCO

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com