Após decisão de Toffoli, TRE reconta votos e confirma eleição de Amin

Foi recontada, na noite de ontem (12), a retotalização dos votos proporcionais das eleições 2014 para contabilizar os 56.171 votos recebidos pelo candidato Deoclides Macedo (PDT), que concorreu ao cargo de deputado federal, segundo informações divulgadas pela assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). A recontagem cumpre decisão monocrática do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Dias Toffoli proferida em 23 de dezembro de 2014.

Com a recontagem, Julião Amim (PDT), que foi diplomado como primeiro suplente de deputado federal no dia 19 de dezembro, foi considerado eleito pela coligação “Todos pelo Maranhão 2 (PDT, PTC e PROS)”.

A nova diplomação de Julião Amim ocorrerá após publicação no Diário da Justiça Eletrônico do Relatório Geral das Eleições 2014 relativo ao primeiro turno.

Já a diplomação de Deoclides Macedo, que assumirá a vaga deixada por Amim, só poderá ser realizada quando a prestação de contas dele for julgada pelo TRE-MA, o que deve ocorrer na primeira sessão do órgão, prevista para o dia 27 de janeiro.

Entenda
Deoclides Macedo concorreu ao cargo de deputado federal “sub judice”. Ele teve registro de candidatura indeferido pelo TSE após figurar como gestor ordenador de despesas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) referentes à gestão municipal de 2005, quando era prefeito de Porto Franco.

No dia 23 de dezembro, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Dias Toffoli decidiu pela validação dos 56.171 votos destinados ao candidato a deputado federal Deoclides Macedo.

Com a decisão de Toffoli, a coligação “Todos Pelo Maranhão 2” (PDT, PTC e PROS) teve direito a mais uma vaga na bancada federal. Além de Weverton Rocha (PDT), Julião Amin (PDT) tomaria posse como deputado federal e, Deoclides Macedo, como primeiro suplente.

Amin obteve 64.896 votos nas eleições do dia 5 de outubro e não foi eleito. Ele já havia sido anunciado como secretário do Trabalho do governo Flávio Dino (PC do B) e diplomado como primeiro suplente em cerimônia realizada no dia 19 de dezembro, em São Luís.

Perdeu a vaga na Câmara Federal do candidato Alberto Filho (PMDB), da coligação “Pra Frente Maranhão 1” (PMDB, DEM, PTB, PV, PRB e PR), que também já havia sido diplomado para tomar posse.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com