Vacinação contra paralisia infantil deve imunizar mais de 73,4 mil no AC

A campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) pretende imunizar, a partir deste sábado (15), mais 73,4 mil crianças nos 22 municípios acreanos. Devem receber a vacina crianças com idade entre 6 meses de vida de 5 anos incompletos. A meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde para o estado é que 69,7 mil (95%) sejam vacinadas até o dia 31 de agosto.

De acordo com a gerente de Imunização do Acre, Dora Holanda, o governo federal enviou ao estado em torno de 100 mil doses. Além da paralisia infantil, os pais ou responsáveis vão podem atualizar a caderneta de vacinação com outras doses atrasadas. O Dia D da campanha será também no sábado (15).

“Entre os dias, também ocorre a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta e todas as vacinas estarão disponíveis, porque aproveita-se o momento que a criança vai ao posto”, explica Dora.

A gerente acrescenta que a imunização será disponibilizada em todas as unidades com sala de vacinação, além de postos móveis. Em Cruzeiro do Sul, distante 648 km da capital Rio Branco, pontos de vacinação devem estar distribuídos, neste sábado, durante a procissão, que encerra o Novenário da Nossa Senhora da Glória.

“Fazemos uma chamada aos pais e responsáveis para que não percamos o foco da campanha. O Dia D é importante, porque o sábado é dia de folga, é possível aproveitar para levar os filhos para vacinar e manter a erradicação da poliomielite em nosso país. Como não tem como tratar, é preciso manter a eliminação dessa doença”, acrescenta.

Doença
A poliomielite é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. O último caso registrado ocorreu há 26 anos.

Entre 2013 e 2014, nove países registraram casos da doença: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia.

Fonte: Caio Fulgêncio Do G1 AC

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com