Taxa de homicídios em mulheres cresce no Maranhão

Segundo o ‘Atlas da Violência’ que foi divulgado recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a taxa de homicídios em mulheres cresceu no estado. De acordo com a pesquisa, os casos de violência contra mulheres cresceram cerca de 130%, colocando o Maranhão como estado com o maior aumento na taxa de homicídios de mulheres.

Entre as mulheres negras, o aumento da violência foi de 97% e entre mulheres não negras, o número foi de 281%, o segundo maior do país. Houve uma redução no último ano pesquisado, do qual das 152 mortes registradas, o número caiu para 148 em 2015.

Em abril deste ano, foi criado no Maranhão o Departamento de Feminicídio do Estado, que deverá dar mais atenção aos casos de violência contra a mulher. Segundo Viviane Azambuja, delegada responsável pelo departamento, a criação do órgão deve dar mais visibilidade a esse tipo de crime. “O departamento de feminicídio vai começar uma investigação especializada das mortes violentas de mulheres e não esse não sendo tipificado como homicídio, vai ser caracterizado como homicídio comum. Se não vai ser tipificado como feminicídio que é um homicídio qualificado e o torna um crime hediondo. Tirando esse crime da invisibilidade, com certeza a gente vai combater de forma mais eficaz”, disse.

O caso no estado que ganhou repercussão nacional em 2016, o assassinato da publicitária Mariana Costa que foi morta pelo próprio cunhado. O crime bárbaro chocou o Maranhão e principalmente a família da vítima, que apesar do tempo não consegue esquecer a dor em perder um ente querido.

Carolina Costa, irmã da vítima diz que o caso da irmã serve agora como uma forma de lutar por todas as outras situações de violência contra mulheres. “O milagre tem sido cada um que ficou. O milagre sou eu, que estou aqui forte, firme. Deus te me dado um equilíbrio emocional para lutar pela essa causa e por todas as mulheres também que sofreram esse tipo de abuso”, conta.

Sobre a divulgação da pesquisa do IPEA, o Governo do Maranhão, comentou que o estado teve queda no índice de homicídios a partir de 2015, data da qual foi realizada a pesquisa.

Fonte:  G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com