gov
Sesquicentenário de Deocleciano de Sousa, O PUPILO DE ISAAC MARTINS – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 15 de dezembro de 2018 - 21:10

Sesquicentenário de Deocleciano de Sousa, O PUPILO DE ISAAC MARTINS

Este ano de 2018 marcou a passagem do Centenário de Nascimento de Pedro Braga Filho e Nonato Silva, dois importantes vultos da nossa terra. Outro que também se destacou na terra de Melo Uchoa, por sinal muito esquecido, foi Deocleciano de Sousa, que também neste ano completa 150 anos.

O prefeito do Alto Acre, Deocleciano de Sousa, foi pupilo de Isaac Martins e pregador das ideias republicanas em Barra do Corda.

 

DEOCLECIANO COELHO DE SOUSA, filho do Cel. Paulino Coelho de Sousa, nasceu na Fazenda São Júlio, comarca de Grajaú/MA, no dia 2 de janeiro de 1868.

Em 1882, veio para Barra do Corda, onde estudou as primeiras letras, primeiramente com o professor público João Praxedes de Montalvão, depois, no “Colégio Popular”, com o Dr. Isaac Martins, onde foi um dos seus mais queridos discípulos, destacando-se como orador.

Teve participação importante na propagação dos ideais republicanos no Alto Sertão a partir de Barra do Corda, ao lado de Dunshee de Abranches, Sebastião Nogueira e Rocha Lima, redigindo de próprio punho os primeiros boletins para a campanha republicana que tivera início nos sertões maranhenses em fins do século XIX.

Formado em Engenharia Agrônoma, foi nomeado pelo Governo da República para o mais alto cargo da administração pública do Alto Acre, um dos três departamentos em que era dividido o território do Acre, recentemente anexado ao Brasil. Ocupou ali o cargo de prefeito, de 10/1/1911 a 6/1/1915, período de conflitos intensos, e participou do movimento autonomista que levaria à criação do Estado do Acre.

Em 1918, de retorno a Barra do Corda, é nomeado auxiliar da Colonização do Oyapock. Em 1921, transfere-se para a capital paraense, onde trabalha na chefatura da Comissão de Profilaxia Rural e concorre às eleições para vice-governador do Maranhão, ficando atrás do candidato mais votado, Dr. Raul Machado.

Faleceu em 1938, tendo trabalhado por muitos anos como inspetor do Serviço de Povoamento do Ministério do Trabalho.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Se você fosse o Presidente Eleito do Brasil o que melhoraria de imediato no País?

  • Educação (45%, 9 Votos)
  • Segurança (30%, 6 Votos)
  • Saúde (25%, 5 Votos)
  • Moradia (0%, 0 Votos)

Total de votantes: 20

Carregando ... Carregando ...

Videos

Facebook