gov
Sebrae intensifica parcerias com gestores públicos para dinamizar o desenvolvimento econômico local – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 20 de fevereiro de 2021 - 11:29

Sebrae intensifica parcerias com gestores públicos para dinamizar o desenvolvimento econômico local

Com objetivo de contribuir para o desenvolvimento do Maranhão e, principalmente, dos municípios – local onde o cidadão realiza suas atividades e vivências, o Sebrae tem cumprido uma agenda intensa nas últimas semanas para atender a demanda de prefeitos em busca de parcerias. No diálogo, capitaneado pelos dirigentes da instituição, são explanados programas, ações e projetos diversos que abrangem desde o setor produtivo a ecossistema de inovação.

“É um amplo portfólio onde os pequenos negócios são a espinha dorsal e que passam a ter, por intermédio de políticas públicas municipais, um ambiente de negócios mais propício. Aliado a uma gestão empresarial mais eficaz e ferramentas que fortalecem a competitividade no mercado, esse processo pode dinamizar a economia, gerar mais oportunidades, emprego e renda e favorecer o crescimento de outros segmentos e cadeias produtivas, fazendo girar a roda do desenvolvimento local”, expõe o diretor superintendente do Sebrae estadual, Albertino Leal de Barros Filho.

Além de soluções voltadas para o fomento e crescimento dos pequenos negócios, o Sebrae também oferece programas e ações para melhorar processos internos e atuação da gestão pública. “Queremos contribuir com a nossa expertise para que a administração pública, municipal ou estadual, venha a firmar ainda mais a sua atuação e tenha sucesso, trazendo resolutividade para problemas, apontando direção para o crescimento econômico, viabilizando outros processos salutares na gestão que possam manter uma linha mais direta com diversos atores sociais, fazendo a inclusão da comunidade, enfim, criando um ambiente onde todos são beneficiados”, pontuou Albertino Leal de Barros Filho.

O Sebrae já cumpriu, por exemplo,  uma agenda com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide com o intuito de apresentar o seu portfólio de soluções, incluindo a estratégia de desenvolvimento local do programa Cidade Empreendedora. “Mostraremos um panorama geral de ações, projetos e programas pertinentes que vão ao encontro da plataforma de governo da administração municipal de São Luís, com destaque para a promoção de um ambiente de oportunidades para todos, tendo como vetor o empreendedorismo”, sinalizou o diretor superintendente ao prefeito Eduardo Braide.

Compras públicas com inclusão dos pequenos negócios locais, desburocratização, inovação e tecnologia, educação empreendedora e dinamismo econômico foram temáticas abordadas na reunião com grande interesse por parte do prefeito Eduardo Braide, principalmente porque apontam para a inclusão socioeconômica dos ludovicenses, tanto na zona urbana quanto na rural.

“O Sebrae sempre é um parceiro importante para termos do lado. Não conseguiríamos, por exemplo, lograr êxito em nossa estratégia de vacinação em massa contra a Covid-19, se a instituição não tivesse nos cedido um espaço ideal para isso, que foi o Multicenter Sebrae”, revelou Braide durante a reunião no Palácio de La Ravardière com os executivos do Sebrae.

Durante o diálogo com o prefeito de São Luís, o Sebrae expôs suas soluções, respondeu a questionamentos e ressaltou o seu papel como um agente de desenvolvimento no país, não esquecendo as particularidades de cada território.

“Podemos contribuir com a gestão municipal em inúmeros pontos da sua plataforma de governo, como no Programa São Luís de Oportunidades; na concessão de crédito ao facilitar para o empreendedor um contato mais eficiente com as instituições bancárias; trabalhar conteúdos de educação empreendedora nas escolas para formar os empreendedores do futuro; idealizar ações conjuntas para favorecer o Turismo Criativo, que une turismo e economia criativa em uma sinergia de resultados; realizar eventos relevantes para fortalecer o sentimento de pertencimento do ludovicense à nossa cidade, a exemplo do que já estamos articulando com o Mobiliza SLZ, além da inovação, das capacitações para as equipes da Comissão Central de Licitação, no sentido de inserir os pequenos negócios nas compras públicas como prediz a Lei Geral das Micro e Pequenas empresas e muitos outros pontos”, ilustrou o diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho de Andrade.

Para o prefeito de São Luís, ter um panorama das ações do Sebrae foi imprescindível para pensar em mais parcerias favoráveis com a instituição no sentido de beneficiar a cidade de São Luís. “Esta reunião reafirma o nosso respeito ao Sebrae, que tem um trabalho reconhecido nacionalmente. Esse programa Cidade Empreendedora, por exemplo, reúne o que pensamos de melhoria para a nossa cidade. São soluções que abrangem os mais diversos aspectos de São Luís, alcançando os pequenos empreendedores, aqueles que estão no dia a dia da cidade, aqueles que trabalham na área do turismo e do agronegócio, dentre outros. Vamos trabalhar para que essa parceria avance em benefício de São Luís”, expôs Eduardo Braide.

Estiveram presentes na reunião, o secretário-adjunto municipal de Governo, Emílio Murad; o gerente regional do Sebrae em São Luís, Mauro Formiga e o coordenador estadual do Programa Cidade Empreendedora, José Noleto Oliveira.

Ações em outras regiões do estado

Nos últimos dias, os dirigentes do Sebrae e gerentes regionais também estiveram a postos para tratar de parcerias institucionais junto aos gestores públicos do interior do estado. O presidente do Conselho Deliberativo da instituição no Maranhão, Raimundo Coelho, esteve com o prefeito Rigo Teles, em Barra do Corda e com a equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Sala do Empreendedor do município de Estreito

“O que percebemos é que a atuação contínua do Sebrae junto aos pequenos negócios locais e essa proximidade maior com a gestão pública, a fim de tornar seus processos mais céleres e dinamizar a economia, tem estimulado os prefeitos a nos procurar para ajudá-los na implementação de suas plataformas de governo, somando os esforços. Nos sentimos honrados com essa deferência e, principalmente, por poder contribuir com o desenvolvimento do Maranhão”, ressaltou Coelho.

Na Sede do Sebrae, em São Luís, o diretor superintendente Albertino Leal de Barros Filho e a equipe de Políticas Públicas da instituição atenderam esta semana, ainda, os prefeitos Edésio Cavalcanti (Turiaçu), Heliézer do Povo (Peri Mirim), Osvaldo Gomes (Guimarães) e Zé Farias (Brejo), gestores de municípios da Baixada Maranhense, Litoral Ocidental, e do Baixo Parnaíba. Os prefeitos trataram de parcerias para o desenvolvimento de seus respectivos municípios, conheceram algumas soluções do Sebrae e assistiram a apresentação do Cidade Empreendedora, um programa guarda-chuva que trabalha tanto com os pequenos negócios quanto com a gestão público.

“Tivemos o Sebrae do nosso lado na gestão anterior e queremos continuar com a essa parceria que tem dado certo e nos ajudando a melhorar a economia local, dando aos vimarenses a oportunidade de se tornarem ainda mais empreendedores”, comentou o prefeito Osvaldo Gomes, um dos 12 que aderiram, no biênio 2019-2020, a primeira fase do Cidade Empreendedora.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor do isolamento social em época do Coronavírus?

  • Sim (100%, 7 Votos)
  • Não (0%, 0 Votos)

Total de votantes: 7

Carregando ... Carregando ...

Facebook

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com