gov
Professor do IFMA – Campus Barra do Corda publica artigo sobre o Conflito de Alegre – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 24 de março de 2017 - 08:03

Professor do IFMA – Campus Barra do Corda publica artigo sobre o Conflito de Alegre

O Professor Carlos Eduardo Penha Everton, que atualmente acumula a função de docente da disciplina de História e o exercício da Diretoria de Desenvolvimento Educacional do Campus Barra do Corda, Mestre em História, Ensino e Narrativas pela UEMA (PPGHEN), teve artigo sobre o Conflito de Alto Alegre – temática central de sua pesquisa de mestrado – publicado no livro “Memórias em Disputa”. O artigo publicado é uma proposição a uma visão diferenciada acerca das memórias produzidas sobre o que a cidade de Barra do Corda e região costumam denominar como “Massacre de Alto Alegre”. É, segundo o autor, um texto apenas introdutório e uma provocação aos pesquisadores, professores, intelectuais e demais interessados no assunto, pensado a partir da necessidade de que sejam redimensionados os conhecimentos e se reflita sobre uma transformação comportamental nas relações entre índios e não índios nessa região. Além disso, a obra se inscreve como uma nova fonte de consulta para todos aqueles que desejarem enveredar-se pelas pesquisas relacionadas à temática e, sobretudo, um outro olhar sobre a cultura e história de Barra do Corda e região.

 

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook