Primeiro dia do Enem deu ênfase a filosofia e física; veja como foi

O primeiro dia de provas da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve provas equilibradas, segundo professores ouvidos pelo G1, a prova deste sábado foi marcada por provas difíceis de física e matemática e mais ênfase em filosofia e sociologia. O segundo dia do exame será neste domingo (6) com matemática, linguagens e redação.

Embora as disciplinas de filosofia e sociologia façam parte do conteúdo cobrado no Enem, Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, se surpreendeu com a abordagem desta edição de filosofia e sociologia, que considerou mais “acadêmica”. Para ele, esta é uma incongruência, tendo em vista a reforma do ensino médio faz com que tais disciplinas deixem de ser obrigatórias. “Nos outros anos, a filosofia e a sociologia estavam diluídas em questões de história e geografia. Neste ano, as disciplinas estavam explícitas. Isso exige, então, que elas estejam presentes de forma bem específica na grade. Não vai ser em uma semana de palestra que o aluno vai estar preparado para essas questões. Estava mais acadêmico”, disse.

Em física, o tema predominante foi ondulatória. “Só um candidato muito bem preparado poderia resolver as 14 questões com alguma facilidade. Mesmo assim eu diria que seria muito raro um candidato acertar todas”, diz Ronaldo Carrilho, do Anglo. Vinicius Silveira, do Colégio de A a Z, lembrou que a prova de física foi conteudista e exigiu que os candidatos dominassem conceitos e fórmulas. Na prova de química, o destaque foi para as questões de polaridade e ligações intermoleculares relacionadas à solubilidade.

“A prova foi considerada difícil porque cobra assuntos muito diferentes. Porém, apesar de assustar, ela é bem previsível”, afirma Marcelo Cruz, professor do Colégio de A a Z. Ecologia mais uma vez foi o tema que apareceu com mais ênfase na parte de biologia, dentro de ciências da natureza. “Quase metade das questões foi sobre ecologia, diferente do ano passado que foram só duas. Alguns temas clássicos voltaram a aparecer como biodigestores e ciclos biogeoquímicos”, diz Rodrigo Reis, do Colégio de A a Z.

Temas que caíram nas provas
A prova de ciências humanas pediu, entre outros temas, Hamlet, Descartes crise dos refugiados e a xenofobia na Hungria, a evolução da vida no campo, o apartheid na África do Sul e a escritora brasileira Ana Cristina Cesar; em ciências da natureza, a composição do spray de pimenta, a cosmologia de Platão, diabetes e fezes de cachorro apareceram nas questões.

Veja imagens de todas as questões

Uma das obras que inspiraram o Enem 2016 foi o romance gráfico Persepolis, da escritora iraniana Marjane Satrapi (veja ao lado). Alguns dos filósofos, sociólogos e pensadores que foram citados no primeiro dia de provas foram René Descartes, Theodor Adorno e Max Horkheimer, em uma questão sobre indústria cultural, e Friedrich Nietzsche, com trechos de seu livro “Assim falou Zaratustra”.

A música sertaneja também inspirou o Enem 2016. Uma das questões de ciências humanas citou trechos de uma reportagem na qual o cantor e compositor Renato Teixeira explica a mudança temática nas canções de artistas sertanejos. A reflexão oferecida por Teixeira é a de que a evolução dos temas cantados reflete a evolução da vida no campo, em uma sociedade cada vez mais globalizada. Em entrevista Teixeira afirmou que citação no Enem representa “felicidade total”.

DIA TRANQUILO

Oprimeiro dia de provas da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste sábado (5), se destacou das edições anteriores por conta das ocupações de colégios por movimentos estudantis. Os manifestantes protestam contra a PEC do teto dos gastos e a reforma do ensino médio.

No total, 405 locais de prova tiveram o Enem adiado para 3 e 4 de dezembro. O adiamento afeta 271.033 candidatos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) incluiu novos locais afetados durante manhã e enviou SMS para os inscritos informando o adiamento da prova.

Durante o dia, o movimento foi tranquilo na maior parte dos locais de prova e, segundo o Inep, nos locais que tiveram o Enem adiado, fiscais estavam presentes para orientar os candidatos que não receberam o aviso da transferência de data das provas.

No Distrito Federal e no Pará, entretanto, duas instituições divulgadas como afetadas pelo adiamento tiveram prova aplicada. O Inep reconheceu o equívoco no envio das mensagens e garantiu que quem perdeu o exame poderá realiza-lo nos dias 3 e 4 de dezembro, Em Minas Gerais, uma estudante Gabrielle Laís Kothe, que viajou cerca de mil quilômetros para fazer a prova, mas recebeu a notificação quando já estava no local.

Maria Inês Fini, presidente do Inep, também comentou a tentativa de internautas espalharem farsas sobre possíveis fraudes e vazamentos da prova do Enem pela internet. Em um dos casos, um internauta fez uma transmissão ao vivo do que seria a prova de sábado do Enem 2016. Porém, a prova filmada era do Enem 2015.

ATRASADOS

Todos os anos, centenas de candidatos não conseguem realizar o exame por chegarem atrasados ao local da prova, que nesta edição, foi divulgado com 15 dias de antecedência.

Candidata chega em cima da hora e passa por baixo de portão do Enem em Cuiabá neste sábado (Foto: Lislaine dos Anjos/G1)

Neste sábado, os retardatários culparam o trânsito carregado, o horário de verão, que começou há 20 dias, e houve quem confundiu o local de prova, que consta no cartão de confirmação, e esticou muito a hora do almoço. Os internautas não perdoaram os candidatos e os casos de atraso viraram piada no Twitter com o uso da hashtag #ShowDosAtrasados.

Veja os melhores memes do Enem

Piadas sobre o Enem invadiram o Twitter neste sábado (Fotos: Vivan Reis/G1 e Reprodução/Twitter)

A perda da hora, contudo, não foi um problema no município de Guajará-Mirim, em Rondônia, onde um candidato conseguiu entrar no local de prova meia hora após o fechamento dos portões. A coordenadora explicou que o aluno acusou fiscais de terem passado informações incorretas sobre seu local de prova, mas não conseguiu confirmar a denúncia. Procurado pelo G1, o Inep afirmou que “tomou conhecimento do caso e vai fazer a apuração de todos os fatos”.

DOMINGO

Neste domingo (6), os candidatos fazem as provas de matemática, linguagens e redação. Os portões fecham às 13h (de Brasília), o exame começa às 13h30 e terá cinco horas e meia de duração.

O G1 preparou uma cobertura especial para as provas. Pela manhã, a cobertura em tempo real trará informações, fotos e vídeos da entrada dos candidatos nos locais de prova. Repórteres espalhados nos locais de provas de todos os estados e do Distrito Federal vão trazer desde cedo as expectativas dos candidatos antes e a opinião deles na saída do Enem.

Programa ao vivo Após o fim das provas, o G1 dará início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Sistema de Ensino COC. Direto do estúdio do G1 em São Paulo, eles comentarão os níveis de dificuldade das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem. No sábado, as provas serão de ciências humanas e ciência da natureza. No domingo, o Enem terá provas de linguagens, matemática e redação.

Candidatos que fizeram a prova poderão participar do programa enviando perguntas e comentários pela página da cobertura completa do Enem no G1.

Resolução das questões O G1 trará ainda a resolução das 90 questões de sábado e as 90 questões de domingo preparadas pelos professores do Sistema COC. O link para acompanhar será http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/ O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC até quarta-feira (9).

Fonte: g1.globo.com/educacao

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com