PF e Ibama adotam nova estratégia para inibir extração ilegal de madeira

Em uma operação a Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mudaram as formas de combate à exploração ilegal de madeira, na Reserva do Gurupi, no Maranhão. Agora, os tratores e caminhões usados na extração ilegal estão sendo incendiados pelas autoridades.

As manobras aéreas foram concentradas na Reserva do Gurupi e tem como alvo o madeireiros que vem roubando árvores da selva amazônica – no norte do Maranhão. A reserva é classificada pela Polícia Federal como zona vermelha – por causa do risco de emboscadas.

Um caminhão equipado com catracas e cabos de aço para o transporte de madeira foi surpreendido no momento em que entrava na reserva biológica do Gurupi, por isso foi destruído pelos fiscais. O motorista conseguiu fugir.

Um caçador foi detido com uma espingarda dentro da unidade de conservação. Ele vai responder a processo por porte ilegal de arma e crime contra o meio ambiente.

Os fiscais também vasculharam a mata à noite e acharam animais silvestres abatidos num acampamento de madeireiros. No local, um trator e um caminhão carregado de toras foram queimados.

Oito organizações que atuam em defesa do meio ambiente lançaram, nesta segunda (14), um manifesto pelo desmatamento zero.

Segundo o documento, caso o país não fortaleça combate à destruição dos biomas ameaçados,  poderá amargar grandes prejuízos.

“Os madeireiros tem um domínio da região muito grande. Eles são nativos, conhecem bem a região. Se escondem muito e a selva amazônica é de difícil acesso. Qualquer operação aqui demanda uma logística muito grande e muito complicada.”, afirmou Roniron Sousa Lima, agente da Polícia Federal que participou da ação.

No fim do mês passado, o conselheiro da reserva foi assassinado a tiros. Raimundo Santos Rodrigues denunciava a extração ilegal de madeira na Amazônia e foi morto em uma emboscada. Os assassinos ainda não foram identificados.

Fonte: Sidney Pereira Da TV Mirante

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com