gov
Parabéns a todos as mulheres pelo seu dia!!! – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 8 de março de 2019 - 12:32

Parabéns a todos as mulheres pelo seu dia!!!

Mulher… Aquela feita para brilhar, que chora, que sorri e conquistou o seu lugar. Aquela que cuida sem limite, que tem sempre um bom palpite e sabe como encantar. Aquela que às vezes faz drama, que grita, fala, chama e não desiste de lutar. Aquela que é sentimento, que leva alegria ao sofrimento e nunca se cansa de amar. Aquela que é mulher. Simplesmente mulher em primeiro lugar. Feliz Dia Internacional da Mulher!

Em todos os cantos do país as mulheres se unem. São atos para marcar o dia e a longa luta das mulheres por todo o país e o mundo. É o Dia Internacional de Luta da Mulher.

Tal dia não foi marcado por um simples ato, foi fruto de diversas manifestações de mulheres trabalhadoras por anos e anos. Foi oficializado somente em 1975 pela ONU. Mas traz em sua esteira um grande arsenal de lutas.

Mulheres trabalhadoras em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa começaram uma campanha dentro do movimento socialista reivindicando seus direitos. As condições de trabalho eram terríveis e tais mulheres entenderam que a libertação só viria se a classe trabalhadora fosse libertada.

A data tem diversos contextos históricos. Uma delas, e a mais conhecida, é o incêndio em uma fábrica de Nova York, em 1911, quando 125 mulheres morreram. Mas este é um dos muitos registros.

Em 26 de fevereiro de 1909, 15 mil trabalhadoras foram às ruas de Nova York para reivindicar melhores condições de trabalho. As mulheres trabalhavam, em média, 16 h por dia 7 dias por semana.

Neste período, na Europa, o movimento das fábricas ganhava forças e a alemã Clara Zetkin, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, propôs a criação de uma agenda anual de manifestações pela equidade de direitos.

Em 1917, o pontapé inicial para a Revolução Russa, foi um grupo de operárias ter ido às ruas para se posicionar contra a fome e a primeira guerra mundial.

No Brasil, desde 1932, as mulheres só poderiam votar nas eleições nacionais. Mesmo assim, só as mulheres casadas com permissão de seus maridos, as viúvas e as solteiras com renda própria poderiam exercer o direito. Só em 1945 a obrigatoriedade (e leia-se aqui um direito também) foi estendida para as mulheres, fruto de uma grande luta através do movimento sufragista.

Ao longo da história, mulheres lutaram e lutaram pelo reconhecimento de seus direitos. E o 8 de março se tornou uma conquista, e um sinônimo para luta.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Se você fosse o Presidente Eleito do Brasil o que melhoraria de imediato no País?

  • Educação (45%, 9 Votos)
  • Segurança (30%, 6 Votos)
  • Saúde (25%, 5 Votos)
  • Moradia (0%, 0 Votos)

Total de votantes: 20

Carregando ... Carregando ...

Videos

Facebook