O que atrai os Barra-Cordenses á Brasília?

Não pretendo nesse artigo apontar culpados pela debandada dos nossos jovens trabalhadores para Brasília, Goiânia e São Paulo. No entanto, é pertinente, fazer um levantamento da situação econômica e social de Barra do Corda.

1. Não existe uma política que incentive o empreendedorismo e estimule a iniciativa privada local a expandir seus negócios.

2. As empresas que pretendiam se instalar aqui migraram para municípios vizinhos que ofereceram condições favoráveis.

3. Não houve preocupação por parte do governo de formar equipe técnica para realizar um planejamento estratégico e elaborar projetos que garantissem recursos visando criar condições econômicas para investir em infraestrutura, recursos humanos, pesquisa, assistência técnica, que utilizados de forma articuladas e orquestradas nos tiraria do marasmo em que nos encontramos.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA CONTORNAR ESTE QUADRO?

1. Trabalhar de forma estratégica, inovadora e prática em linha com a nossa realidade, para fazer com que o universo dos nossos trabalhadores tenha as melhores condições possíveis para uma evolução sustentável, contribuindo para o desenvolvimento do município e consequentemente dos nossos munícipes.

2. Condições justas para nossos trabalhadores, condições diferente para poderem evoluir de forma saudável e sustentável. Condições justas para a nossa força de trabalho não quer dizer paternalismo ou assistencialismo. Quer dizer simplesmente que as condições que o “mercado” local oferece não são justas, em relação aquilo que está disponível nas grandes cidades.

3. Trabalhar, mobilizar, apoiar e articular uma forte e abrangente rede de suporte de pessoas, empresas e entidades que atuem de forma integrada com forças sociais (trabalhadores, empresários e sociedade civil) e do governo, na geração de postos de trabalho, pelo fortalecimento das micro e pequenas empresas.

4. De forma estratégica inteligente, através de parcerias que multiplicam e complementam os recursos, otimizando-os.

5. De forma inovadora – criando e descobrindo riquezas ocultas, com ideias e práticas de ponta capazes até de viabilizar o impossível, catalisando a criação de novas oportunidades e novos negócios.

6. A ideia aqui é dar acesso a todos e a não exclusão.

7. Melhores condições – ausência de burocracia, acesso a credito, tecnologia, informação e conhecimento de ponta, igualdade de oportunidades, formas criativa de compensação de desigualdades.

8. Sustentabilidade em função do desenvolvimento da região, do equilíbrio econômico, social e ecológico, e de aumento da felicidade de todos.

9. Investir em escolas de negócios. Todos evoluindo e vida digna para todos;

10. Mostrar que Barra do Corda também pode formar profissionais capazes de trabalhar em qualquer lugar do Brasil. Mas que não queremos continuar a perder os nossos jovens talentos para as grandes metrópoles.

Por: Elizete Arruda Delgado

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com