“O povo é o poder”

Se enganam os políticos que ao se verem alçados a um cargo eletivo, confundem o poder público, com o poder individual. O poder de uma pessoa só, que tudo pode e que tudo determina. Esse poder é bom que fique bastante claro, não é o poder que emana do povo, mas um poder ditatorial (o poder dos caciques e dos coronéis da política), o poder de uma só pessoa ou de uma família.

 Esse tipo de poder é muito comum na América do Sul e nos países da América Central, como a Nicarágua de Anastácio Somoza, El Salvador de Napoleão Duarte e o Chile do general Augusto Pinochet. Países que retratam muito bem esta nossa triste realidade. Aqui no Brasil, essa pratica política deixou de existir com a eleição de Tancredo Neves que não chegou a assumir o governo, cuja orientação foi seguida ao pé da letra pelo seu sucessor, o maranhense José Sarney que teve a difícil missão de fazer a transição de um regime de exceção para um regime ampla liberdade ou liberdade irrestrita.

Mas, embora o Brasil seja hoje um país que vive sob um regime democrático, ainda perduram focos de regimes de capitanias hereditárias, onde o prefeito é um tipo de senhor feudal, todo poderoso, já que prevalece sobre o Poder Legislativo, não obstante esse poder constitucionalmente ser independente. No Brasil o Poder Legislativo só em tese é um poder independente.

Quando comparamos o prefeito brasileiro aos antigos donatários é porque na realidade os nossos prefeitos, sobretudo nos grotões e no brasil profundo, podem tudo e nunca passa pela cabeça da maioria deles que o poder emana do povo e por ele deve ser exercido. Pelo menos é o que diz os verdadeiros princípios democráticos.

Mas, infelizmente isso para nós não passa de uma utopia.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com