O Maranhão terá uma equipe nas finalistas da 10ª Olimpíada de História na Unicamp

Os estados da região nordeste concentram o maior número de alunos e professores que participarão da final da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A convocação ocorreu na tarde desta quinta-feira (28) e será realizada nos dias 18 e 19 de agosto na Unicamp, em Campinas-SP.

Ao todo, 311 equipes foram convocadas. O Ceará é o estado com maior número de finalistas (118 equipes); seguido do Rio Grande do Norte (46 equipes); São Paulo (44 equipes), Pernambuco (34) e Bahia (12 equipes). Somente os quatro estados nordestinos correspondem juntos a 67% do número total de finalistas na competição.

Outro destaque está para o estado de São Paulo, que segue como o terceiro com maior número de equipes. Neste ano, somente Amapá deixou a competição e não terá nenhum representante na final. Já os estados do Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins seguem com apenas uma equipe finalista com a missão de conquistar medalha.

A olimpíada teve início em maio com a participação de 14,3 mil equipes, um total de 57,5 mil inscritos de todos os estados brasileiros. A edição de 2018 atingiu seu recorde de participações, com 18% de equipes a mais que no ano anterior.

Para a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, o projeto pode contribuir de forma significativa com o aprendizado da História em sala de aula. “A ONHB foi pensada para incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos. Para isso, oferecemos informações, textos, imagens e mapas para serem analisados e pesquisados para a elaboração das respostas”, afirmou.

As equipes são compostas por um professor de História e três alunos. A competição é aberta a estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio – escolas públicas ou particulares. A ONHB contou com seis fases online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas foram respondidas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.

Sobre a final presencial

A final da 10ª edição da ONHB será realizada nos dias 18 e 19 de agosto, na Unicamp. No primeiro dia (sábado), as equipes realizam a prova dissertativa presencialmente durante a manhã, sem a presença do professor que participam de uma palestra ministrada por um convidado. O resultado é comunicado na manhã de domingo em uma cerimônia festiva onde são distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação. Os demais recebem medalhas de honra ao mérito.

Sobre a ONHB

ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Em 2018, em sua 10ª edição, consolidou-se com uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Com uma proposta totalmente inovadora, tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos, por meio de pesquisa, da busca por informações, textos, imagens e mapas. A participação também permite o envolvimento entre colegas e o professor. Tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.

Confira abaixo o número de equipes finalistas por estado:

AC 3

AL 2

AM 1

AP 0

BA 12

CE 118

DF 3

ES 2

GO  1

MA 1

MG 7

MS 1

MT 2

PA 6

PB 10

PE  34

PI 1

PR 1

RJ 8

RN 46

RO 1

RR 1

RS 2

SC 2

SE 1

SP 44

TO 1 

Com informações da Assessoria de Imprensa

assessoriadeimprensaonhb@gmail.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com