gov
Municípios maranhenses estão em alerta para o combate do Aedes aegypt – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 18 de junho de 2018 - 08:54

Municípios maranhenses estão em alerta para o combate do Aedes aegypt

O Ministério da Saúde emitiu alerta para 1.153 municípios brasileiros, dos quais 86 são do Estado do Maranhão. O Levantamento Rápido de índices de Infestação pelo Aedes aegypti, realizado de janeiro a março deste ano, indicou as localidades com risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Bom Jardim é a cidade maranhense com maior índice de infestação (20,7%). São Luís também está em estado de alerta.

Os dados mostram que o combate ao mosquito precisa ser intenso por todo o Brasil, mesmo durante o inverno. “A população deve se manter ativa na prevenção o ano inteiro, assim, quando chega a época mais crítica, que é o verão, o Aedes não encontra as condições que gosta para sua proliferação”, explica o deputado Sarney Filho que, no comando do Ministério do Meio Ambiente, desenvolveu ações preventivas no Estado.

Em dezembro de 2016, mais de 2 mil estudantes da Unidade Integrada Japiaçu participam da mobilização realizada pelo MMA em São Luís, dentro da campanha nacional promovida pelo governo federal. As crianças puderam ver, através de um microscópio, as várias fases de vida do inseto, e aprenderam que a ação preventiva mais eficiente deve ser feita antes dele virar adulto, eliminando os criadouros.

O Parque Bom Menino foi palco do Dia D de Combate ao Mosquito de 2017. Foi divulgado, na ocasião, o documento “Orientações do Ministério do Meio Ambiente sobre Resíduos Sólidos para as Salas Estaduais e Municipais de Coordenação e Controle para o combate do Aedes aegypti”, que norteia ações permanentes e emergenciais para eliminar os focos de propagação do mosquito. Entre as medidas desenvolvidas, dezenas de agentes de saúde saíram às ruas para visitar residências na região do entorno do Parque e orientar os moradores.

O Ministério foi responsável também por campanha de intensificação da coleta de pneus no Norte e Nordeste do País. No ano passado, mais de 1.200 toneladas de pneus descartado foram coletadas no Maranhão.

DICAS PARA ELIMINAR CRIADOUROS

– Mantenha caixas d’água, barris e tonéis sempre bem tampados.
– Mantenha as calhas limpas, removendo folhas, galhos e tudo o que retenha a água.
– Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje.
– Lave semanalmente o interior dos tanques usados para armazenar água, com escova, água e sabão.
– Encha de areia os pratinhos dos vasos de plantas.
– Guarde latas e garrafas sem tampa com a boca voltada para baixo.
– Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Não deixe que acumulem água.
– Não jogue lixo em terrenos baldios, deposite em lixeira bem fechada, dentro de sacos plásticos.
– Use telas protetoras para evitar que os mosquitos entrem na casa.
– Trate a água da piscina com cloro e outros desinfetantes, e, quando não estiver em uso, cubra com lona.
– Jogue, quinzenalmente, desinfetante nos ralos internos pouco utilizados e em todos os ralos externos.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Se você fosse o Presidente Eleito do Brasil o que melhoraria de imediato no País?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Videos

Facebook