gov
Mulheres são maioria dos casos confirmados do novo coronavírus no MA – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 2 de abril de 2020 - 12:22

Mulheres são maioria dos casos confirmados do novo coronavírus no MA

Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até o último dia 31 de março as mulheres representavam mais da metade dos casos da COVID-19 no Maranhão. A maioria tinha menos de 60 anos de idade; o que reforça a certeza de a doença não é exclusividade dos idosos.

No início da semana os órgãos de Saúde divulgaram dados com o perfil detalhado dos infectados pelo novo coronavírus. Até então eram 31 pessoas com a COVID 19. Um detalhe importante que chama a atenção nesse perfil divulgado é que cerca de 80% dos infectados, até então, têm menos de 60 anos de idade.

Dos 31 perfis divulgados, até então, apenas sete pacientes confirmados com a covid 19 têm entre 60 e 76 anos. 19 estão na faixa etária até 50 anos. Desses, 12 têm entre 26 e 40 anos de idade. Em relação ao sexo, dos 31 infectados, as mulheres são maioria com 19 casos.

Para a médica infectologista, Maria dos Remédios, os dados revelam que, ao contrário do que a maioria da população pensa, a COVID-19 não é uma doença de idosos. “Existe uma falsa impressão que o COVID-19 é uma doença de idosos. Não. A proporção de pessoas que adquirem abaixo dos 20 anos é baixa, mas existem casos tanto em menores de 20 anos, inclusive óbitos no Brasil”, explicou.

Novo coronavírus tem infectado centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo — Foto: Reprodução/Getty Images

Novo coronavírus tem infectado centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo — Foto: Reprodução/Getty Images

A exemplo do que vem sendo divulgado, a médica Maria dos Remédios confirma que geralmente as maiores complicações estão entre os idosos, principalmente os que têm um quadro de doenças pré-existentes. Mas, não só eles podem evoluir para um quadro grave da COVID-19. “A proporção de complicação é maior entre aquelas que têm mais de 60 anos de idade e aquela que têm doenças crônicas, tipo doença do coração, hipertensão arterial, diabetes e doenças do pulmão”.

O único paciente de coronavírus que veio a óbito, até agora, no Maranhão tinha 49 anos de idade. A médica pontua que não deve ser criado a ideia de que o jovem não pode adquirir a doença.“Vamos tirar esta ideia de que os jovens não adquirem, que para o menor de 60 anos não complica. Ele pode complicar sim”.

Outro detalhe importante mostrado no perfil epidemiológico da COVID-19, no Maranhão, é que cerca de 59% dos casos confirmados são de transmissões comunitárias, ou seja, ninguém sabe como ocorreu a transmissão.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Fonte: G1 MA — São Luís

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor do isolamento social em época do Coronavírus?

  • Sim (100%, 7 Votos)
  • Não (0%, 0 Votos)

Total de votantes: 7

Carregando ... Carregando ...

Facebook

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com