Ministério Público lança campanha em defesa da transparência no MA

Uma campanha que defende a transparência pública foi lançada pelo Ministério Público. O lançamento do programa intitulado “O Ministério Público na Defesa da Transparência Pública” ocorreu durante entrevista coletiva realizada na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ-MA), em São Luís.

A campanha foi idealizada após pesquisas feitas de outubro a dezembro de 2015, que verificaram os portais municipais de transparência e os serviços de informações ao cidadão, aferindo o grau de adesão à Lei de Responsabilidade Fiscal e à Lei de Acesso à Informação. Segundo levantamento, dos 217 municípios maranhenses, 180 não possuem portais de transparência e apresentam falhas em serviços de informações ao cidadão.

Ainda segundo pesquisa, 67 municípios não possuem sequer um sítio eletrônico que abrigue informações necessárias ao cidadão, e 47 outras cidades receberam nota zero, incluindo algumas prefeituras das mais importantes cidades do estado, como AçailândiaTimonCaxiasCodó,Dom PedroPresidente Dutra e Pinheiro.

Na reunião foi confirmado que até 28 de fevereiro, deverão ser celebrados Termos de Ajustamento de Conduta para regularizar a situação das prefeituras inadimplentes.

Durante a entrevista coletiva, a procuradora-geral da Justiça afirmou que considera inadmissível uma cidade não possuir portal de transparência ou um sítio eletrônico com informações públicas. “É dever, é uma obrigação dos municípios possuírem Portal da Transparência, que é uma ferramenta básica de combate à corrupção”, declarou.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com