Maranhão tem meta de vacinar 561 mil contra a poliomielite

Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (12) que enviou 701 mil doses de vacina contra a poliomielite para o Maranhão, que tem a meta de imunizar 95% de 561 mil crianças com idades entre seis meses e cinco anos incompletos em 2015.

vacinação começa neste sábado (15) e vai até o dia 31 de agosto. No país, a meta é imunizar 12 milhões em mais de 100 mil postos, o que representa 95% do público-alvo formado por 12,7 milhões de crianças.

Paralelamente à campanha contra poliomielite, o Ministério está promovendo uma mobilização para atualizar os dados vacinais das crianças. Os pais deverão levar as cadernetas infantis para avaliação dos profissionais de saúde, que devem alertá-los sobre possíveis vencimentos.

A proteção contra o vírus consiste na aplicação de duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP), injetável, aplicada aos dois e quatro meses de vida, e uma dose da vacina oral, aos seis meses. As doses atrasadas serão aplicadas e agendadas de acordo com a situação de cada criança.

O Ministério garante que a vacina é segura e tem eficácia de imunização entre 90% e 95%. Não existe tratamento para a poliomielite, sendo a vacinação a única forma de prevenção contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3.

Podem ser vacinadas crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Pacientes com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina deverão consultar um médico antes da aplicação.

País livre
O Brasil é considerado livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Para o Ministério, a vacinação é fundamental para que não voltem a ser registrados casos de paralisia infantil no país.

Doença
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com