Barra do Corda, Balsas, e Colinas acumularam mais de 70 mm no volume de chuvas entre 20h do dia 23 e 20h de 24 de janeiro

O norte do Pará, Tocantins, Maranhão e Ceará foram estados que receberam os maiores volumes de chuva no Brasil nesta terça-feira. A chuva forte e volumosa veio das áreas de instabilidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – que avançou com bastante força sobre norte da Região Norte e do Nordeste esta semana.

Zona de Convergência Intertropical  (ZCIT) é o principal sistema meteorológico de verão no Brasil que provoca chuva sobre a porção norte das Regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Pelo menos até o próximo domingo, a ZCIT deve permanecer ativa na costa norte do Brasil favorecendo mais chuva para o AmapáParáMaranhão Ceará.

No Pará, a capital Belém teve muita chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 68,4 mm de chuva entre 11h e 20h, hora local, (12h e 21h, em Brasília). Em Soure, uma forte pancada de chuva entre 13h e 14h (local) deixou 40 mm.

O Tocantins também teve chuva muito volumosa. Em Campos Lindos o INMET registrou 45,4 mm em 73,4 mm entre 10h e 15h, local. Em Pedro Afonso choveu 53 mm entre 13h e 18h.

A chuva caiu com muita força também sobre o Maranhão. A região de Balsas, Colinas e Barra do Corda acumularam mais de 70 mm entre 20h do dia 23 e 20h de 24 de janeiro.

Mais de 100 mm/24h em Tucuruí

Tucuruí, no Pará, acumulou 120,3 mm entre 10h do dia 23 e 10h do dia 24 (horas de Brasília), pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Este foi o maior volume de chuva em 24h registrado no Brasil neste período.

 

Confira os maiores volumes de chuva registrados pelo INMET no Brasil neste período.

Entenda o que é a ZCIT e a ZCAS, os principais sistemas meteorológicos de chuva no verão no BR

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com