Maranhão é o 2º Estado do Nordeste com maior número de queimadas

O Maranhão foi classificado em segundo lugar no ranking do Nordeste sobre quantidade de focos de incêndio, causado por queimadas indiscriminadas, segundo pesquisa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômico e Cartográfico (Imesc). Ao todo foram 5,723 registros queimadas em todo o estado. Em comparação com o período do ano passado, esse número mais que duplicou uma elevação de 140%.

Cidades com maiores índices

1º – Centro Novo (377)
2º – Bom Jardim (287)
3º – Itinga do Maranhão (245)
4º – Açailândia (186)
5º – Turilândia (147)
6º – Buriticupu (137)
7º – Caxias (126)
8º – Santa Luzia (125)
9º – Cândido Mendes (124)
10º – Balsas (118)

Dentre os municípios maranhenses que tiveram mais queimadas, a cidade de Centro Novo se destaca com 377 registros, além de outras sete cidades que fazem parte da Reserva Biológica do Gurupi. Caxias e Balsas também completam a lista dos 10 municípios com mais focos este ano.

Segundo o meteorologista Márcio Elói, o segundo semestre poderá ser ainda mais preocupante devido a incidência do período de estiagem. “O aumento da intensidade do vento, o período seco, a ausência de chuva, o período de chuva inferior ao esperado faz com que o solo se mostre mais seco que o normal. Isso já vem desde 2012. São fatores que fundamental as condições da ocorrência de queima. Então, nós temos que está bem atento a essa realidade, em todo o estado do Maranhão”, explicou.

A ideia do órgão é que, com esse diagnóstico seja criado um planejamento para elaboração de políticas públicas no combate, especialmente, as queimadas criminosas que afetam não somente o meio ambiente, mas também a economia local da região. “A gente tem o aumento da temperatura. Então, todo o processo relacionado a esse aumento: erosão, modificação climática, perda de vegetação e biodiversidade. Tudo isso acarretado pelo processo de agricultura, a gente diminui, já que se perde o solo com isso. Daí já leva até mesmo por questões econômicas do estado”, finalizou Ribamar Carvalho.

Mirador (MA) é 2ª cidade do país com mais focos de incêndio em 2015 (Foto: Douglas Júnior / O Estado)

Mirador (MA) foi a 2ª cidade do país com mais focos de incêndio em 2015 (Foto: Douglas Júnior / O Estado)

No Nordeste o Imesc registrou mais de 17 mil casos. O estado da Bahia está em primeiro lugar no ranking da região, com 6.700 ocorrências.

Fonte: G1 noticias

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com