gov
livro “Barra do Corda – Sua História”, do escritor Sidney Milhomem ganha nova edição – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 4 de fevereiro de 2017 - 15:17

livro “Barra do Corda – Sua História”, do escritor Sidney Milhomem ganha nova edição

O livro “Barra do Corda – Sua História”, da autoria do escritor Sidney Milhomem, lançado originalmente em 1985, ganha nova edição, moderna e acessível.

Esse livro se transformou numa verdadeira relíquia em mãos de familiares do autor e uns poucos que lhe privavam da intimidade. Tanto que, na Biblioteca Pública Municipal, não o encontramos senão em xerocópia.

O livro é, na verdade, um opúsculo, cujas primeiras 34 páginas ocupa-se da narrativa propriamente dita; a segunda parte, em delinear a genealogia da célebre família Milhomem. É sem dúvida um livro para estar à mão de qualquer barra-cordense; o texto escorreito é de agradabilíssima leitura, sem os entraves maçantes que a dificultam e desestimulam, como constata Ismar Gonzaga Roland, no prefácio da obra: “Sidney, com sua inteligência e veia poética, deu à narrativa histórica o toque literário que transporta o nosso espírito para essas paragens, tal a minudência com que relata os fatos”. Eu mesmo o li, ano passado, de um fôlego; uma viagem extraordinária a sempre nos convidar.

A nova edição foi promovida pelo magistrado e acadêmico Sebastião Joaquim Lima Bonfim, que se tem revelado um legítimo amigo das letras, além de se ter comprometido pessoalmente na massiva divulgação da obra. Segundo suas próprias palavras, “a ideia de reeditar este livro surgiu da necessidade de registrar e divulgar a história desta cidade”. E acrescenta: “Esta obra é fruto de uma valiosa pesquisa e servirá de subsídio intelectual e cultural. Decorre de muitas lembranças que se perderiam no tempo, caso não fossem registradas. Um importante trabalho sobre a formação cultural deste povo e suas heranças”. O livro também é uma homenagem aos 90 anos de Sidney Milhomem, ocorrido ano passado.

Parabenizamos o Dr. Sebastião Bonfim pela tão meritória iniciativa; também, e principalmente, a Barra do Corda, que terá a oportunidade de, através das páginas dessa indispensável obra, revisitar sua história contada pela pena límpida e desembaraçada de um de seus mais lídimos filhos.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook