Neto Evangelista, do Desenvolvimento Social, recebe Lideranças indígenas de Barra do Corda,Grajaú e Santa Inês.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, recebeu em São Luis, lideranças de comunidades indígenas dos municípios de Barra do Corda, Grajaú e Santa Inês. A reunião teve como foco a discussão sobre a ampliação do alcance das políticas públicas sociais a essas comunidades e de ações de impacto no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Entre os pontos discutidos, a prioridade inicial será a qualificação das informações concedidas por esse público ao Cadastro Único (CadÚnico), que é o banco de dados que permite aos brasileiros o acesso a programas federais.
O detalhamento e a precisão desses dados são fundamentais para a inclusão das famílias indígenas em programas sociais das diversas esferas de governo. Para o secretário Neto Evangelista, o Estado tem o compromisso de integrar as diversidades culturais, a fim de beneficiar todos igualmente. “As nossas ações vão alcançar as comunidades indígenas.
Para isso, iremos utilizar o Fundo Maranhense de Combate a Pobreza (Fumacop) e incluir essas comunidades como beneficiários de nossos projetos de governo, a exemplo das ações do Programa ‘Mais IDH’. O foco é garantir um salto efetivo na qualidade de vida dos maranhenses, esse é um compromisso do governo Flávio Dino”, explicou o secretário. Neto Evangelista acrescentou que será produzido um diagnóstico em conjunto com as comunidades, a fim de que o perfil desse público seja conhecido com maior propriedade e que as ações sejam adequadas às necessidades atuais.
A partir do mapeamento e de novas reuniões com representantes de etnias indígenas, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Plano ‘Mais IDH’, realizará, em parceria com os municípios, a busca ativa das famílias enquadradas no perfil do CadÚnico. Com a efetivação desse cadastramento, o grau de vulnerabilidade social desse segmento populacional poderá ser identificado e reduzido. “É necessário que se tenha mais detalhes sobre as comunidades indígenas maranhenses e, no CadÚnico, sejam concedidos os corretos benefícios de transferência e complementação de renda a essas famílias”, destacou a secretária-adjunta de Renda e Cidadania, Ana Gabriela Borges, responsável pela coordenação estadual do Programa Bolsa Família.
Participaram da reunião a assessora especial do Estado, Simone Limeira; a secretária de Assuntos Indígenas do município de Grajaú, Edinaria Bento; vereadores; representantes de associações indígenas; e lideranças dos municípios de Barra do Corda, Grajaú e Santa Inês.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com