Índios e fazendeiros disputam terra na região de Viana, no Maranhão

O Conselho Indigenista Missionário (CIMI) emitiu uma nota que aponta supostas ameaças a um Grupo de Trabalho da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) que fará um Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação (RCID) em um território na região de Viana, a 110 km de São Luís.

O grupo está nas terras disputadas por fazendeiros e índios Akroá Gamella. De acordo com o CIMI, três homens em um carro não identificado circularam na região a procura de lideranças dos Gamella.

Índios e fazendeiros disputam terra na região de Viana, no Maranhão — Foto: Reprodução/TV Mirante

Índios e fazendeiros disputam terra na região de Viana, no Maranhão — Foto: Reprodução/TV Mirante

O CIMI também afirma que a FUNAI se comprometeu em acionar a Polícia Federal para garantir a segurança dos pesquisadores que estão na área elaborando o RCID e que, até o momento, tanto os pesquisadores quanto os indígenas estão sob risco.

Em abril de 2017, pelo menos 10 pessoas ficaram feridas em um confronto entre índios e fazendeiros, no povoado Bahias, na cidade de Viana. A região é alvo de conflito agrário.

Segundo o CIMI, após o caso os Gamella realizaram uma ocupação na sede na FUNAI, em São Luís, que determinou a criação do Grupo de Trabalho (GT) para Identificação e Delimitação da Terra Indígena. O grupo iniciou as atividades em novembro de 2018.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com