gov
indígenas denunciam ataques a direitos históricos – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 1 de maio de 2018 - 00:01

indígenas denunciam ataques a direitos históricos

Em documento final, indígenas que participaram do Acampamento Terra Livre em Brasília apontam que vivem o cenário mais grave de ataques aos seus direitos, desde a promulgação da Constituição de 1988 e a redemocratização do país.

Os participantes destacaram na carta a paralisação de demarcações, além de revisões e anulações de processos demarcatórios, falência de políticas indigenistas e o loteamento político da Funai. Esses pontos, de acordo com o texto, resultam no aumento da violência e de atividades ilegais nas terras indígenas, como garimpo e exploração ilegal de madeira.

Problemas no atendimento à saúde indígena também ganharam destaque. Os índios apontam precariedade do atendimento básico, desrespeito às particularidades de cada povo indígena, falta de acesso a medicamentos e ao transporte para a realização de tratamentos. Segundo eles, a situação é agravada pela utilização político-partidária das instâncias responsáveis pela gestão da saúde indígena.

Entre os onze pontos de destaque, o documento final exige revogação da portaria 001 de 2017 da Advocacia Geral da Uniaõ, realização urgente de operações para a retirada de invasores de terras indígenas e garantia da continuidade do atendimento básico à saúde.

Em quarto dias, cerca de 3 mil indígenas participaram desta edição do Acampamento Terra livre em Brasília.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

COMO VOCÊ AVALIA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DE BARRA DO CORDA?

  • PÉSSIMO (46%, 25 Votos)
  • RUIM (26%, 14 Votos)
  • BOM (17%, 9 Votos)
  • EXCELENTE (6%, 3 Votos)
  • REGULAR (6%, 3 Votos)

Total de votantes: 54

Carregando ... Carregando ...

Videos

Facebook