IDHM do Maranhão sobe de 2011 a 2014 e estado cresce no ranking

Os dados do Atlas do Desenvolvimento do Brasil mostram que o Maranhão subiu no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Os números apontam o progresso dos estados de 2011 a 2014.

Em 2014, o Maranhão alcançou o IDMH de 0,678, igualando-se ao Piauí e superando o Pará. A evolução do estado seguiu os seguintes números: em 2011 o índice maranhense era de 0,649, em 2012 passou para 0,650 e em 2013 estava em 0,665.

A escala que mede o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal varia de 0 a 1.

O Maranhão empatou com o Piauí e passou do Pará, que apresentou, em 2014, o índice de 0,675. O estado está acima de Alagoas também, que apresentou, em 2014, 0,667.

O IDHM do Brasil leva em consideração três aspectos do IDH Global: longevidade, educação e renda. O Atlas se baseia no censo demográfico que se realiza de dez em dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas para se ter informações neste sentido, em menor espaço de tempo, criou-se o Radar IDHM, que leva em consideração a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que também é produzido pelo do IBGE e apresentado anualmente.

Estes dados servem também para os gestores buscarem orientação na aplciação de políticas públicas, uma vez que os números relevam a realidade social quanto a renda, educação e saúde.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com