Governo corrige o nº e MA registra sete casos de microcefalia em 2015, Barra do Corda está na lista

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou ontem (16) novos números de casos de microcefalia no Maranhão em 2015. Segundo o relatório, foram registrados sete casos no estado, e não apenas um como havia sido divulgado anteriormente pelo órgão.

(Correção: O Governo do Maranhão havia dito no começo da tarde que eram seis os casos confirmados da doença no estado, mas no começo da noite atualizou o número para sete – contabilizando uma paciente da cidade de Dom Pedro. Atualizada às 19h47)

Os casos foram registrados nas cidades de São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís; Buriticupu, Coroatá, Chapadinha, São Francisco do Brejão, Barra do Corda e Dom Pedro. Mas, apesar do aumento dos números de bebês com microcefalia, o secretário de Saúde, Marcos Pacheco, disse que o estado não está em surto como Pernambuco, onde foram registrados 144 casos da doença só este ano.

Pacheco disse ainda que o Maranhão está sim em alerta e a secretaria está monitorando o aumento da doença. O Ministério da Saúde estuda se há relação entre o Zika Vírus com o crescimento dos casos de microcefalia na Região Nordeste.

Ainda segundo o secretário, é comprovado que doenças virais podem ser causadoras de má formação dos fetos. O clima quente e úmido do Maranhão é um ambiente favorável para a proliferação desses vírus, portanto, o estado deve sempre permanecer em alerta.

Estado de emergência
O aumento expressivo no número de casos de microcefalia na Região Nordeste o que fez com que o Ministério da Saúde declarasse estado de emergência em saúde pública. Além de Pernambuco, o Rio Grande do Norte e a Paraíba também tiveram aumento no número de casos de microcefalia, registrando, respectivamente, 21 e 9 casos este ano.

Em uma coletiva de imprensa realizada em Brasília o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, informou que a média anual de casos de microcefalia era de dez casos por estado.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com