Fotógrafo registra ritual indígena – Kuzán Wazar

O profissional participou de uma das mais ricas tradições da tribo guajajara, onde a menina moça passa por diversos ritos com intuito de ser preparada para a vida.

Tubarão

“Foram dois dias incríveis”. O fotógrafo e youtuber de Tubarão, André Fernandes, esqueceu o mundo e sentiu na pele o que é ser “o homem branco” ao registrar a Kuzán Wazar Ywyraohaw – do tupi-guarani “Festa da menina moça”.

A tradição marca a puberdade da mulher indígena, quando a menina moça passa por diversos rituais, com intuito de prepará-la para a vida.

André nunca teve um contato tão próximo com uma tribo indígena. A aldeia fica em Barra do Corda, no Maranhão, e ele foi ao evento convidado pelo fotógrafo Rafael Araújo – que juntos estavam a trabalho em São Luís.

“Apesar de que muita gente fala mal das tribos – que são rebeldes e exploradores – fui muito bem recebido e acolhido com o maior respeito. É fantástico ver que, mesmo com a tecnologia influenciando, ainda conseguem resgatar a cultura”, destaca.

O mais difícil nessa aventura foi enfrentar o calor. Além disso, André conta que estar dentro de uma tribo sem saber como vai ser cada ato é um desafio.

“A cultura é muito diferente… Eles transformam-se quando entram nos ritos e depois são pessoas normais”, lembra.

Além das fotos, foi gravado um VlogDay – disponível no canal do YouTube Fotografia Moderna – que conta como foi preparar toda a viagem e o evento, com a intenção de mostrar ao espectador a visão do fotógrafo dentro de um evento tão peculiar.

As fotos podem ser vistas no blog www.FernandesFotografia.com.br/Blog e no Facebook.com/AndreFernandesFotografo.

Mais fotos

Fonte: http://www.notisul.com.br/

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com