Falta de chuva atrasa plantio de soja no sul do Maranhão

Na região sul do estado do Maranhão o plantio da safra de soja está atrasado por falta de chuvas. Os agricultores esperam plantar perto de 700 mil hectares de soja, mas na maioria das lavouras o plantio está atrasado porque o volume de chuvas ainda não foi suficiente para colocar as máquinas no campo.

O gerente de fazenda Almar Peruzzo afirma que a instabilidade no clima acaba comprometendo toda uma safra. Ele acrescenta que sem chuva não tem como pensar em plantio. “Sem a chuva não tem como plantar porque tem que ter umidade no solo, tem que molhar o solo para a semente germinar”, explicou.

Na maioria das fazendas do Maranhão que cultivam a soja como principal produto para a exportação a saída, em tempos de escassez de chuva, tem sido um equipamento conhecido pelos plantadores como “pivô”. O artefato é capaz de irrigar uma lavoura de 400 hectares substituindo desta maneira a falta de chuva.

Em condições climáticas desfavoráveis investir em semente mais resistente para garantir uma maior produtividade pode ser uma boa saída. Pelo menos é o que garante o agricultor Idone Grolli que diz que “Mas o agronegócio tem uma certa proteção e eu acho que a gente não pode ficar sofrendo pelo o coletivo quando o nosso setor na verdade não está tão ruim assim desde que chova bem e que todo mundo tivesse feito a lição de casa de boa tecnologia, uma semente de qualidade porque em período de pouca umidade a semente tem que ser muito boa porque se não germina direito”, finalizou.

Fonte: G1 MA, com informações da TV Mirante

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com