É Hora de Debater a Cidade que Queremos

A construção da memória de uma cidade se faz com base nas vivências de seus cidadãos. Em virtude da associação que se cria entre o concreto da cidade e as experiências de cada habitante, um lugar passa a ter história e significado.

Poucas vezes, durante os últimos 30 anos de democracia, tivemos oportunidade tão clara quanto agora de aprimorar o desenho do município que desejamos.

O clamor das ruas, somado à intenção já manifestada da sociedade civil de debater a reforma da política e a melhor utilização dos recursos públicos, integram um conjunto de iniciativas que podem acelerar a consolidação dos ganhos sociais e a estabilidade econômica conquistadas nas últimas décadas.

Defendemos, ainda, a retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento social amparados no aperfeiçoamento da governança pública e do equilíbrio fiscal. Faz-se necessário resgatarmos a credibilidade das instituições pelas quais tanto lutamos.

Ante o necessário ajuste econômico circunstancial e transitório, é vital aprimorar a agenda de investimentos públicos e privados.

Ampliar a participação popular, em vez de restringi-la, é o caminho para a reconciliação entre os Poderes e a sociedade. Debater e confrontar alternativas são as chaves para pactuarmos soluções que avancem nas conquistas tão caras que a sociedade brasileira conquistou desde a sua redemocratização.

Temas como mobilidade urbana e metropolitana, crise hídrica, saúde, educação e energia não devem constar apenas das diretrizes programáticas de governos, mas devem se consolidar como políticas de Estado, políticas públicas republicanas.

O desenvolvimento sustentável aparece, portanto, como ponto de convergência, uma vez que, independentemente de ideologias e paixões, torna-se elemento essencial à qualidade de vida nas cidades nas suas várias dimensões: ambiental, financeira, educacional e cultural.

É importante não apenas políticos a participar de nossas atividades, mas gestores públicos, estudantes, parlamentares e cidadãos, para construirmos uma Barra do Corda cada vez melhor para vivermos.

Este é o momento de construirmos agendas propositivas que apontem para mais e melhores serviços públicos, com gestões cada vez mais transparentes, preservando e aprimorando avanços sociais na defesa intransigente do Estado democrático de Direito.

Construídas com ações concretas, articuladas e pactuadas com a sociedade que precisa participar não como coadjuvante, mas como figura principal nas ações e projetos que tragam benefícios para o município que queremos para nós e nossos filhos.

Ações louváveis de alguns vereadores de ir até Brasília levando propostas através de ofícios e conseguindo emendas que beneficiem o município são bem vindas e deve ser copiada pelos outros parlamentares, afinal temos 17 vereadores representando o povo. Se todos conspirarem a favor sairemos no lucro.

Não posso terminar esse artigo sem elogiar a conduta dos vereadores na última sessão da Câmara, atitudes dignas e apresentação de projetos e propostas para Barra do Corda, além de denúncias e cobranças sobre o destino das verbas públicas. O povo quer transparência na utilização, queremos o término da construção da ponte do Juá, do Guajajara, das obras das galerias do bairro Tamarindo, a conclusão do Litorrio.

Agradecemos a reforma e construção na praça Melo Uchôa, os calçamentos, a melhoria das estradas, os poços artesianos e outras obras que serão inauguradas. Torcemos para que mais benefícios, como por exemplo; a construção e ampliação de escolas, não se concebe salas de aulas com mais de 50 alunos e escolas públicas sendo desocupada para abrigar faculdade particular. Para isso senhores não tem argumento que nos convença.

Não interessa nossa posição política, Seja de que lado for queremos serviços e de boa qualidade. Não podemos ficar á margem do desenvolvimento e das transformações que estão ocorrendo; queremos seguir junto, ser feliz junto e ver o nosso município crescer e desenvolver.

Pense nisso

30/04/2015

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com