Cultura e turismo do Maranhão são mostrados na Câmara dos Deputados

Exposição sobre riqueza hídrica do Estado e ilustra fórum internacional sobre pesca

As belezas do Maranhão e um pouco do dia-dia do maranhense serão retratados na exposição fotográfica “Maranhão, terra das águas”, no edifício principal da Câmara dos Deputados, em Brasília. A mostra é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e foi aberta junto com o 2º Fórum Parlamentar da Pesca e Aquicultura da América Latina e Caribe, que teve como presidente o deputado Cleber Verde (PRB-MA).
O foco da exposição é mostrar, para as centenas de pessoas que passam diariamente pelo corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, que além das incontáveis belezas naturais e da exuberância de rios e marés, o Maranhão também é rico em pessoas de vida simples, que se orgulham em tirar o sustento da família dessa terra que acolhe e encanta gente do mundo todo.
O cartaz da exposição é uma foto da Cachoeira de Pedra Caída, na Chapada das Mesas, uma das 48 que ilustram a exposição. Foto: Christian Kneeper.
Gastronomia e Turismo
A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, explicou que a exposição mostra a beleza de quem sobrevive da pesca, as delícias gastronômicas da terra, o artesanato típico da região, e, principalmente, a exuberância de rios e nascentes, que fazem do Maranhão a verdadeira terra das águas”. As fotografias de são de Christian Kneeper, Edgar Rocha, Geraldo Kosinski e Meireles Júnior, conhecidos por retratar com olhar diferenciado a simplicidade da beleza maranhense.

O deputado Cleber Verde (PRB), presidente do Forum Parlamentar Internacional sobre Pesca e Aquicultura, participou da abertura da mostra com a secretária Delma Andrade, com deputados e senadores brasileiros e de outros países latinoamericanos. Os dois acompanharam uma exibição do grupo folclórico maranhense Boi de Axixá, no salão nobre do Congresso Nacional, que marcou o encerramento do evento. O ritmo marcante, as melodias e a beleza das dançarinas do Boi de Axixá encantaram as centenas de pessoas que viram sua apresentação.

Forum de Pesca
Após dois dias de debates na Câmara dos Deputados, os deputados e senadores do Brasil, México, Colômbia, Peru, Chile, República Dominicana, Bolívia e Paraguai decidiram trabalhar em conjunto incluir o produção pesqueira de pescadores artesanais e pequenos criatórios nos programas de alimentação escolar dos respectivos países, associado a esquemas de compras públicas e leis que assegurem proteção social e renda mensal aos pescadores, nos períodos de reprodução das espécies ou de crise econômica.
Em documento público firmado ao final do 2º Forum Parlamentar de Pesca e Aquicultura da América Latina e Caribe, os congressistas se propõem ainda a trabalhar para incluir os setores da pesca e aquicultura nos estudos de vulnerabilidade sobre os efeitos das mudanças climáticas, a fim de buscar sua adaptação a adversidades.
“Avançamos quanto à necessidade de incluir os produtos da pesca e dos criatórios na merenda escolar de todos os países, como forma de expandir o mercado consumidor de peixes, camarões e mariscos e criar linhas de financiamento para o desenvolvimento dessas atividades”- afirmou o deputado Cleber Verde. Ele disse que as decisões do Forum reforçam a importância do setor pesqueiro brasileiro e valorizam os milhares de pescadores artesanais, inclusive os do Maranhão, que precisam de apoio para manter suas atividade econômica e o sustento de suas famílias.
O Forum Parlamentar de Pesca e Aquicultura teve o apoio do Sebrae, da Câmara dos Deputados,do governo do Estado do Maranhão e da ONU. Os deputados e senadores estrangeiros presentes assistiram à apresentação Boi de Axixá, no salão negro do Congresso Nacional, e visitaram exposição fotográfica sobre os ecossistemas aquáticos do Estado, na Câmara dos Deputados.
 
Por Sérgio Chacon (Ascom Liderança do PRB)
Fotos: Douglas Gomes e Roberto Ribeiro 
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com