Continua a luta dos Brigadistas no controle dos focos de incêndios na região de Barra do Corda e Grajaú

Há cinco dias o fogo se alastra pelas matas em Barra do Corda. Homens tentam debelar as labaredas de fogo com máquinas, isolando a área já destruída pelo incêndio.

Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras e Fernando Falcão sofrem com as queimadas descontroladas, que atingiram um nível catastrófico este mês, ameaçando rios, a fauna e a flora da região.

Na semana passada foi registrado centenas de focos de incêndio, e uma fazenda foi tomada pelas chamas.

O vento forte e o tempo seco facilitam a propagação do fogo. no caso desta fazenda cerca de trinta homens trabalharam para controlar o incêndio.

O tempo quente e seco tem proporcionado recordes nada positivos no Maranhão. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do início deste ano até o momento o número de focos de incêndio no estado é 47 por cento maior que no mesmo período do ano passado.

Só no mês de setembro já foram registrados cinco mil e 700 focos. O município de Grajaú é o terceiro do país onde o fogo tem provocado mais estragos no meio ambiente. Em primeiro vem São Félix do Xingu e Altamira, ambos municípios do Pará.

No Maranhão existe atualmente em atividades cinco brigadas de incêndio do Prev-fogo. Duas na terra indígena Araribóia, na região Tocantina, uma na Reserva Caru, no Vale do Pindaré, uma em Grajaú e outra no município de Fernando Falcão, na Reserva Porquinho.

Os brigadistas são treinados pelo Ibama não só para combater o fogo como também para trabalhar a conscientização das comunidades.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com