gov
Combate a queimadas no MA – Treinamentos em Barra do Corda e Trizidela – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 8 de outubro de 2018 - 11:57

Combate a queimadas no MA – Treinamentos em Barra do Corda e Trizidela

Equipes combatem queimadas no Maranhão com ajuda de satélite. (Foto: Divulgação)

As imagens captadas por satélite e disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) agora têm uma nova utilidade no combate às queimadas no Maranhão. Mesmo não sendo novidade o recebimento das informações em tempo real para o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, elas passaram a servir de alerta também para as corporações e secretarias de Meio Ambiente espalhadas em todo o estado.

“Não é novo esse monitoramento, mas agora agimos preventivamente, identificando as áreas de calor e entrando em contato com a unidade do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente que está lá no município para confirmar, saber o que está acontecendo ”, explicou o major do Corpo de Bombeiros e coordenador adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado, Jairon Moura.

A captação das informações leva em consideração a quantidade de calor existente por metro quadrado. Uma vez que se manifesta a ocorrência dos focos, é iniciado o contato com as unidades do interior. Com a tecnologia é possível captar desde a limpeza do quintal com uso do fogo, até os casos em que o descontrole do fogo consome áreas maiores.

“Com o alerta do monitoramento as equipes podem se deslocar mais rápido, podemos contar com equipes de diferentes municípios para atuar em uma mesma região e diminuir os efeitos da queimada”, afirmou o major.

De acordo com os monitoramentos, mesmo ainda sendo grande o número de queimadas no estado, a quantidade delas tem diminuído. No comparativo entre os registros de focos de calor, informação fornecida pelo INPE, a redução entre os meses de setembro do ano passado e este ano é de mais de 60%.

“Enquanto em setembro do ano passado foram 9.244 registros de focos de calor, em setembro deste ano esse número caiu para 3.178, e os dados sobre eles têm contribuído de forma eficaz no desenvolvimento de medidas preventivas, monitoramentos e, por fim, o combate destes”, afirmou o coordenador.

Prevenção

Outras ações de prevenção também têm sido realizadas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para combate ao alto índice de queimadas no Maranhão.

Além da atenção especial às localidades que mais registram focos de calor, treinamentos em parceria com os municípios levam orientação para a população e a possibilidade de atuação mais rápida nos casos de ocorrência de queimadas e incêndios florestais.

“Já fizemos treinamentos em Barra do Corda e Trizidela, cerca de 50 pessoas pessoas foram capacitadas, além de Mirador, onde mantemos permanente atenção”, disse o major Jairon.

Além de Mirador, que abriga a maior reserva ambiental do estado, a atenção é redobrada com outras áreas: “Cuidamos especialmente das áreas de reserva como em Grajaú e reservas indígenas”, acrescentou.imagem08-10-2018-13-10-34

Ausência de chuvas e ação humana são principais causas de queimadas. (Foto: Divulgação)

Combate

A ausência de chuvas e a ação humana já foram identificados como principais motivos da ocorrência de queimadas no estado.

“A Defesa Civil Estadual já identificou que as principais razões do alto índice de queimadas são a falta de chuva durante longos períodos. Com mais de 10 dias sem chover a vegetação fica propícia à propagação do fogo e à ação humana”, explicou o Major.

“É importante se informar sobre o melhor horário de realizar o uso do fogo, que não é no período da tarde, pedir autorização que é exigida por lei federal e para os casos de perda do controle, avisar à autoridade competente da ocorrência da queimada”, completou.

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/desenvolvimento/monitoramento-via-satelite-acelera-prevencao-e-combate-a-queimadas-no-maranhao

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Se você fosse o Presidente Eleito do Brasil o que melhoraria de imediato no País?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Videos

Facebook