gov
Cerca de 70% das famílias no Maranhão não autorizam a doação de órgãos, diz HUUFMA – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 28 de setembro de 2018 - 09:32

Cerca de 70% das famílias no Maranhão não autorizam a doação de órgãos, diz HUUFMA

O Hospital Universitário em São Luís está com uma campanha para reforçar a importância da doação de órgãos, que traz vida nova a quem recebe um transplante. Atualmente, cerca de 70% das famílias maranhenses não autorizam a doação de órgãos de parentes. Para ser um doador só é preciso manifestar o desejo ainda em vida ou com autorização da família.

Fila para o transplante

No Maranhão, a fila de espera é de 222 pessoas para uma doação de rim, 491 pelo transplante de córnea e 2 pessoas pela doação de fígado, segundo dados da Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde. O autônomo Emanoel da Cunha aguarda há nove anos um transplante de rim. Chegou a ser chamado uma vez para fazer a cirurgia, mas não deu certo.

“Você tem que estar 100% para poder receber e eu estava, se não estou enganado, com 94% e um outro rapaz tinha 96%. Por dois pontos ele levou o rim. Mas tenho esperanças todos os dias” contou.

Autônomo Emanoel da Cunha aguarda há nove anos um transplante de rim — Foto: Reprodução/TV Mirante

órgão, saúde

Autônomo Emanoel da Cunha aguarda há nove anos um transplante de rim — Foto: Reprodução/TV Mirante

Já o vigilante Gabriel Ramos é muito grato pela doação de órgãos. Ele sofria de uma doença crônica nos rins e passou três anos fazendo hemodiálise. O ciclo doloroso e desgastante terminou há três meses com o transplante.

“Só o fato de você sair da máquina é muito gratificante. É uma outra vida. Muito grato a família que fez essa doação pra mim”, agradeceu o vigilante.

Vigilante Gabriel Ramos sofreu três anos com problemas nos rins. Hoje ele é agradecido pela doação que o fez parar de fazer hemodiálise.  — Foto: Reprodução/TV Mirante

Vigilante Gabriel Ramos sofreu três anos com problemas nos rins. Hoje ele é agradecido pela doação que o fez parar de fazer hemodiálise. — Foto: Reprodução/TV Mirante

O Hospital Universitário (HUUFMA) é o único credenciado no Maranhão para realizar os transplantes de coração, fígado, tecido ósseo, rim e córnea. Nos últimos anos, a fila de espera vem diminuindo.

“O mais importante mesmo é a educação. É levar informações durante todo o ano para essa população do nosso Maranhão, que nós necessitamos para tirar mais pessoas da fila da hemodiálise. É que as famílias sejam informadas sobre a doação de órgãos e digam sim quando forem procuradas por uma equipe de transplante”, declarou Ana Cleide Carneiro, psicóloga da comissão de transplantes do HUUFMA.

Hospital Universitário, em São Luís, é o único local credenciado a fazer transplantes de cinco tipos de órgãos no Maranhão. — Foto: Reprodução/TV Mirante

Hospital Universitário, em São Luís, é o único local credenciado a fazer transplantes de cinco tipos de órgãos no Maranhão. — Foto: Reprodução/TV Mirante

A dificuldade da família em autorizar a doação ainda é a maior barreira para o transplante, mas as campanhas de conscientização ajudaram a aumentar o número de doadores. Segundo a secretaria de estado da saúde, de janeiro a agosto de 2018 foram realizados 217, sendo 196 transplantes de córnea e 21 de rim.

“Aqui no Maranhão ainda tem uma negativa familiar muito bem elevada, aproximada a 70%. Nóis precisamos, na verdade, conscientizar e informar a população para que ela se sensibilize e entenda que a doação de órgãos é um processo que não é difícil. Para ser doador é só informar a família que tem o desejo de ser doador”, explica a médica coordenadora da Comissão de Transplante do HUUFMA, Kênia Mara Santos.

Fonte: G1 MA

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

COMO VOCÊ AVALIA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DE BARRA DO CORDA?

  • PÉSSIMO (46%, 25 Votos)
  • RUIM (26%, 14 Votos)
  • BOM (17%, 9 Votos)
  • EXCELENTE (6%, 3 Votos)
  • REGULAR (6%, 3 Votos)

Total de votantes: 54

Carregando ... Carregando ...

Videos

Facebook