gov
Barra do Corda no centro das discussões que envolve a Segurança Pública do Maranhão – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 24 de abril de 2018 - 10:17

Barra do Corda no centro das discussões que envolve a Segurança Pública do Maranhão

Entendam toda confusão envolvendo o nome da instituição Segurança Publica do Estado.

Tudo começou depois que comandantes de batalhões e companhias independentes da PM no interior do Maranhão, segundo eles, receberam no último dia 6 de abril, o pedido de um levantamento eleitoral, assinado pelo coronel Emerson Farias Costa, chefe do policiamento no interior.

O memorando ordenava que os militares informassem sobre as lideranças que fazem oposição ao governo local ou algo governo do estado e que podem causar “embaraços no pleito eleitoral”. Na região de Barra do Corda, os comandantes receberam, e informações são de que, na última quinta-feira (19), outro memorando com o mesmo pedido chegou até eles.

O secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela nega que a ordem tenha partido dele ou do governador.

“Exclusivamente uma atitude atribuída ao tenente-coronel Emerson Farias Costa, sub-chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento do Interior do Estado. Decisão exclusiva dele em repassar um memorando que é de competência federal, pois trata de eleições, que é controlada pela Justiça Eleitoral”, disse o secretário.

O coronel, por sua vez, disse que não vai se pronunciar e que só o comando da Polícia Militar do Maranhão comenta o caso. Dois oficiais já foram afastados dos cargos de comando que exerciam por conta destes ofícios.

Deputados foram à Tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão na tarde desta segunda-feira (23) para sair em defesa do governo e ressaltar a ilegalidade dos documentos sobre identificação de lideranças políticas. Eles também lembraram os inúmeros avanços na Segurança Pública do Maranhão.

“O Governo do Estado, por meio do Comando da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública, tomou todas as providência legais para que seja apurado, no tempo de 30 dias este episódio. O Ministério Público Eleitoral já se colocou também no desejo de fazer e espero que o faça de forma mais célere e transparente possível essa investigação”, destacou o deputado Rogério Cafeteira, ao lembrar a ilegalidade do ofício emitido sem o conhecimento e a autorização do comando da Polícia Militar.

“Esse episódio que envolve esse ofício merece mesmo uma reflexão, por que quem faria espionagem via ofício? E já está claro que a ordem para este ofício não partiu e não foi autorizada pelo governador Flávio Dino e nem pelo Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão”, ressaltou o deputado estadual Bira do Pindaré.

O líder da bancada do governista na Assembleia, Rogério Cafeteira, completou informando: “Não existia e nem existe nenhuma intenção de monitorar quem quer que seja”. O deputado lembrou que, conforme estabelecido em lei, a investigação terá prazo inicial de 30 dias corridos, que pode ser prorrogado por 20 dias, caso haja necessidade. Além disso, também ressaltou que o tenente-coronel Emerson Faria Costa foi exonerado do cargo após a identificação da autoria de um dos documentos ilegais.

O deputado Marco Aurélio completou lembrando os inúmeros avanços na Segurança Pública ao longo destes 3 anos de gestão com as mais de mil viaturas entregues, as milhares de promoções, novos batalhões e variados investimentos em tecnologia e valorização profissional. “Um governo com aprovação altíssima, com inúmeros avanços na Segurança Pública e que certamente não perderá o foco”, sublinhou o deputado Marco Aurélio.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor do isolamento social em época do Coronavírus?

  • Sim (100%, 7 Votos)
  • Não (0%, 0 Votos)

Total de votantes: 7

Carregando ... Carregando ...

Facebook

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com