Academia Barra-Cordense de Letras faz hoje lançamento de livro do escritor Ricardo Milhomem, e exposição do artista plástico Newton Alencar

A Academia Barra-Cordense de Letras de Barra do Corda-MA. Promove exposição de um.grande artista plástico de.Barra do Corda…Newton Alencar. No mesmo local, a Academia Barra-Cordense de Letras faz o lançamento de um livro do jovem escritor Ricardo Milhomem.

O evento está marcado para sábado a partir das 19:00…visite-nos.

BIOGRAFIA DO PINTOR NEWTON ALENCAR.

Newton Alencar Carvalho, nascido no povoado Ipiranga em Barra do Corda, no dia 24.01.1961.

Filho de Joaquim Pereira de Carvalho, cearense de Várzea Alegre e de dona Aldenora Cosme de Alencar Carvalho, pernambucana de Exu. Teve ao todo 7 irmãos. Só possui um tio de nome João que mora em Dom Pedro. Cedo ainda se transfere para estudar no Colégio Governador Archer, em Codó, levado pelo seu pai, pois segundo ele, seria menos dispendioso do que vir estudar em Barra do Corda.

Lá estudou dos 9 aos 14 anos, cursando até o 3º ano primário. Não concluiu o 4º ano por problemas de visão. De Codó foram para Caxias, tentando ainda salvar o ano letivo, mas não obteve êxito. Ainda em Codó desenvolveu o gosto pelo desenho e pela pintura, sendo sempre lembrado pelos colegas de escola para liderar os trabalhos de Equipe.

Os colegas pediam que Newton fosse na casa deles para fazer os seus trabalhos individuais também. Em Caxias, preocupado com os estudos, deixou de lado o desenho, mas, segundo ele, “sempre na memória aquele intuito de desenhar, como se fosse uma convulsão. No final de 1973, numa crise ruim, viemos para Barra do Corda, onde estudei no Frederico Figueira e depois no Pio XI até 1975. Foi quando então comecei a fazer desenhos de Batman, Mandrake, Fantasma, Pernalonga, Mickey”.

Newton conta que os colegas de aula, sempre levavam seus desenhos para a professora dar uma olhada. Uma delas foi a professora Toinha, esposa do finado Jaldo Santos. Ele diz: “Mostrei vários trabalhos meus para ela e ela disse pra mim: – Você pode é não querer estudar mas um pintor você tá no rumo de ser!”
Uma característica de Newton é que ele pinta por inspiração. Ele diz que se alguém chegar e encomendar um quadro, ou dar uma idéia do tema a ser pintado, ele simplesmente não consegue. Como vemos, trata-se de um pintor intuitivo, cujo único norte é sua Musa Inspiradora.

Ele revela que nunca teve instrutor nem incentivador nesse período em que a sua arte desabrochava. Sempre pintando quadros sem rosto, sua marca registrada. Teve sim, segundo ele, pessoas que lhe deram idéias, como Dr. Nonato, mais recentemente, chegando a lhe comprar muitas obras. Também Dorgival, Álvaro e muitos outros sempre valorizaram sua arte. Diz ainda: “Um artista pobre em um lugar pobre é uma bomba! Houve também um engenheiro da Caixa Econômica, o Alan, que veio conhecer minha obra e me conhecer. Por essa época eu já fazia exposições. O pessoal suíço do Sítio dos Ingleses também vieram conhecer meu trabalho e comprar quadros. Sou grato a todos.”

Newton acrescenta que agora está preparando essa Mostra à convite da Academia de Letras, com a ajuda da Tâmara, Dr. Eurico, Alcione e outros, esperando divulgar ainda mais o seu Trabalho.

Foto: Academia Barra-Cordense de Letras.
A MOSTRA DE SUA PINTURA SE INICIARÁ SÁBADO, 07/01/2017 NA ACADEMIA DE LETRAS.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com