Saiba quem é a iraquiana que o EI quer trocar por refém japonês

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A iraquiana Sajida al-Rishawi, cuja libertação é exigida pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em um vídeo anunciando a execução de um refém japonês, é uma suicida condenada à morte naJordânia por atentados realizados em 2005.

Com 44 anos, Sajida al-Rishawi está detida em uma prisão jordaniana desde a sua condenação à morte, em setembro de 2006, por atos terroristas que remontam a 9 de novembro de 2005.

Naquele dia, três atentados suicidas devastaram três hotéis em Amã, matando pelo menos 60 pessoas e deixando centenas de feridos.

O maior número de vítimas foi registrado quando um homem-bomba acionou seus explosivos durante uma festa de casamento em um dos três hotéis. A maioria das vítimas era jordaniana.

Sajida al-Rishawi foi presa quatro dias após os ataques, nos quais três suicidas, seu marido Ali Hussein al-Chammari e dois outros iraquianos, fizeram-se explodir.

Em sua confissão, a mulher-bomba explicou que tinha falhado em ativar seu cinto de explosivos em um dos hotéis visados.

Os ataques foram reivindicados pelo ramo iraquiano da Al-Qaeda, liderado por Abu Musab al-Zarqawi.

Na ocasião, o grupo terrorista advertiu que mais ataques seriam perpetrados contra a Jordânia, considerada um ‘muro de proteção’ para Israel e as forças sob o comando dos Estados Unidos no Iraque, um país em guerra desde a invasão americana de 2003.

Sete meses após os ataques de Amã, as autoridades americanas e iraquianas anunciaram a morte de Zarqawi em um ataque aéreo na região de Baquba, ao norte de Bagdá.

A libertação de Sajida al-Rishawi é exigida no mais recente vídeo do grupo Estado Islâmico. Apesar das dúvidas iniciais, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, considerou as imagens como altamente críveis.

Fonte: France Presse

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com