Polícia búlgara mata refugiado do Afeganistão

Um refugiado do Afeganistão morreu baleado na noite da quinta-feira (15) na fronteira entre a Turquia e a Bulgária. Segundo as informações do governo, ele foi atingido por um disparo de advertência da polícia de fronteira búlgara. Este é o primeiro caso de refugiado morto baleado ao tentar imigrar para a Europa.

O presidente da Bulgária, Rossen Plevneliev, lamentou a morte do imigrante afegão e pediu uma ação “rápida” da União Europeia para enfrentar a crise migratória, segundo a agência AFP.

“Este trágico incidente me dá a oportunidade de pedir medidas rápidas da União Europeia”, afimou Plevneliev em um comunicado.

Um funcionário do Ministério do Interior daBulgária explicou que o afegão foi atingido por um disparo quando a polícia tentava dispersar um grupo de 54 refugiados que tentavam entrar ilegalmente no país, segundo a EFE.

O tiro atingiu o pescoço da vítima, que morreu a caminho do hospital, explicou o secretário-geral do Ministério do Interior da Bulgária, Georgui Kostov. A vítima tinha entre 20 e 30 anos.

O incidente ocorreu perto da cidade de Sredez, no sul da Bulgária, perto da fronteira com a Turquia. Policiais teriam pedido que o grupo parasse e retornasse ao território turco. O grupo não teria atendido ao pedido e então um dos policiais realizou disparos.

Os demais refugiados, que o funcionário búlgaro qualificou como “agressivos”, foram detidos e as autoridades locais iniciaram uma investigação sobre o incidente.

O primeiro-ministro da Bulgária, Boiko Borisov, foi informado sobre o ocorrido durante a cúpula de líderes da União Europeia (UE) em Bruxelas e decidiu voltar imediatamente a Sófia.

Grécia
Na quinta-feira, a colisão entre uma lancha da Guarda Costeira grega e um barco de migrantes próximos à ilha grega de Lesbos acabou com a morte de 7 imigrantes afogados. Três crianças e um bebê estão entre as vítimas. O bote de madeira levava 39 refugiados e migrantes e tinha saído da Turquia. Há indícios de que o barco tentou fugir quando chegou a patrulha.

Fonte: G1, em São Paulo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com